Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Alerta

Casos de dengue crescem e ES já registra cinco mortes pela doença no ano

Chegada da época mais chuvosa e quente do ano, que é o período de maior transmissão da doença, acende alerta para medidas de prevenção

Publicado em 06 de Novembro de 2022 às 15:35

Vinicius Zagoto

Publicado em 

06 nov 2022 às 15:35
08/04/20 - Linhares - Linhares registra 300 casos de dengue em uma semana
Amostras de água parada com larvas do mosquito da dengue Crédito: Prefeitura de Linhares/Divulgação
O Espírito Santo registrou aumento no número de casos de dengue no fim de outubro e já contabiliza um total de cinco óbitos pela doença neste ano. O índice acende o alerta, visto que a chegada do período mais quente e chuvoso do neste fim de ano também é o período de maior transmissão da doença, segundo o Ministério da Saúde.
Na última semana epidemiológica, compreendida entre os dias 23 e 29 de outubro, foram notificados 340 casos. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que são 31 a mais que semana anterior. Desde agosto, não era registrado índice semelhante. Entre 7 e 13 de agosto foram 347 casos. O acumulado do ano chega a 16.489 mil contaminações. 
Com o aumento nas notificações, a incidência também tem crescido. Esse indicador de alerta é medido nas quatro últimas semanas e auxilia os municípios a orientar ações de combate à dengue.

Arquivos & Anexos

Saúde divulga 43º boletim epidemiológico da dengue

Foram notificados 16.498 casos de dengue no Espírito Santo entre a semana epidemiológica (SE) 01 (02/01/2022 a 08/01/2022) e a semana epidemiológica (SE) 43 (23/10/2022 a 29/10/2022). Foram confirmados 05 (cinco) óbitos neste período.
Tamanho do arquivo: 224kb
Baixar
Níveis de incidência:
  1. Baixa: menos de 100 casos/100 mil habitantes;
  2. Média: de 100 a 300 casos/100 mil habitantes;
  3. Alta: mais de 300 casos/100 mil habitantes.

MUNICÍPIOS COM INCIDÊNCIA MÉDIA

A cidade de Castelo, no Sul do Espírito Santo, está com a maior incidência de dengue do Estado, sendo já classificada com o índice médio. Entre o início e o fim de outubro, o município viu a taxa saltar de 31,79 para 60,93, registrando uma incidência de 193,39. Na sequência aparecem Itaguaçu e São Roque do Canaã. 
Os outros municípios capixabas aparecem na lista de incidência baixa e ainda não há localidades com o índice alto. 

Sintomas e prevenção

Sintomas:
- Febre alta, superior a 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.

Cuidados:
Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes Aegypti.

Medidas de proteção individual para evitar picadas de mosquitos devem ser adotadas por viajantes e residentes em áreas de transmissão. A proteção contra picadas de mosquito é necessária principalmente ao longo do dia, pois o Aedes aegypti pica principalmente durante o dia.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Ricardo Ferraço, Lorenzo Pazolini e Helder Salomão prometem caminhar da Catedral de Vitória ao Parque da Prainha, em Vila Velha
Procura-se: quem vai representar o centro na eleição para governador?
Roteiro histórico pelo Palácio Anchieta
Eleições presidenciais estão menos importantes que as estaduais em 2026
Imagem de destaque
Grupo Águia Branca abre comemoração dos 80 anos com lançamento de documentário em Vitória

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados