Casagrande faz novo pronunciamento sobre a Covid-19 no ES

O governador do Estado fala, em transmissão ao vivo, sobre a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo; assista

Publicado em 11/09/2020 às 18h12
Atualizado em 11/09/2020 às 18h29

18:27

Fim da transmissão

"Vamos fazer cumprir esses protocolos. Obrigado a vocês, boa noite e bom final de semana para todos".


18:26

"Estamos preocupados com o final de semana que passou", diz Casagrande

"Continuamos pedindo distanciamento, uso de máscara, não vamos produzir e participar de aglomerações. Pra ter resultado, esse trabalho exige que cada um faça a sua parte. Cabe a cada um de nós cuidar daquilo que está ao nosso alcance. Isso vai ajudar a gente a diminuir óbitos. Queremos chegar aqui e anunciar que não teve nenhum óbito. Hoje é um dia importante, estamos registrando o 22º mapa sem nenhum município no risco alto. Repito: estamos preocupados com o final de semana que passou, vimos muita gente aglomerada. Estamos preocupados com a repercussão disso daqui alguns dias. Vamos trabalhar para continuar conquistando resultados".


18:22

"Estado está metade verde e metade amarelo, sem manchas vermelhas"

"Nós zeramos risco alto. O Estado está metade verde e metade amarelo, sem nenhuma mancha de cor vermelha. Mostra que continuamos avançando, ainda em um grau de risco, que estamos perdendo. Nossa média móvel de 14 dias está em torno de 13 óbitos por dia. Reduzimos bastante. Mas ainda estamos perdendo vidas por dia. Então é um número muito grande. Eu sei que passamos o final de semana com muita gente visitando o Espírito Santo, capixabas em eventos sociais, nas praias, clubes, nas regiões das montanhas, mas o que estamos apelando ainda é pra que todos tomemos cuidado. Estamos melhorando, mas pra continuar melhorando, vamos tomar cuidado. Lembrem que estamos perdendo em torno de 12 pessoas por dia com a pandemia".


18:21

Cariacica é o único da Grande Vitória em "risco moderado"

"Município que está em risco moderado é o de Cariacica pela média de óbitos nos últimos 14 dias. É o único da Região Metropolitana em risco moderado".


18:17

ES não tem mais municípios com "risco alto"

"Esse mapa tem uma boa novidade. A matriz de risco leva em consideração risco baixo, moderado, alto e extremo. Nós levamos em consideração a letalidade, a média móvel de óbito dos últimos 14 dias, a média de contaminação dos últimos 28 dias e número de testes feito por mil habitantes. Isso classifica o município. Nós já tivemos um mapa mais verde no início, depois pintado de cores vermelhas em alguns municípios na fase mais crítica da doença. Neste mapa, nenhum município está em risco alto. A partir de segunda-feira, 39 municípios em risco baixo e 39 em risco moderado. Pela primeira vez, depois de muitas semanas, não temos nenhum município em risco alto. Vila Velha também está em risco baixo, assim como Vitória e Serra já estavam".


18:16

Aulas presenciais para ensino profissionalizante liberadas a partir do dia 14

"Em relação ao ensino profissionalizante, a partir da segunda-feira (14) tiramos as restrições para ensino superior. Instituições que quiserem desenvolver aulas presenciais, poderão fazer. Quem não quiser, não precisa, pode continuar à distância. Fica a critério de cada instituição".


18:13

Eventos esportivos também serão autorizados

"A outra decisão é com relação ao esporte, as modalidades individuais: bicicleta, corrida, também estaremos liberando essas modalidades praticadas ao ar livre também a partir do dia 21. Algumas medidas precisarão ser cumpridas para a prática deses esportes".


18:12

Eventos sociais autorizados a partir do dia 21

"Hoje vamos tratar de alguns temas da sala de situação. Concluímos mais uma reunião de discussão de diversos temas. Vamos falar primeiro dos eventos, tem uma grande demanda pra gente retomar os eventos sociais. Tomamos uma decisão de que a partir do dia 21 deste mês, nós vamos passar a autorizar eventos com até 100 pessoas, eventos sociais. Em clubes, cerimoniais, para pessoas adultas. É lógico que teremos protocolo, vamos anunciar na próxima semana".


18:11

Início da transmissão

Casagrande cumprimenta telespectadores e jornalistas que acompanham pronunciamento.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.