> >
Capixabas em Nova Iorque falam de nuvem de fumaça: 'Filme apocalíptico'

Capixabas em Nova Iorque falam de nuvem de fumaça: 'Filme apocalíptico'

Capixabas contaram que tiveram que trabalhar de casa e que a qualidade do ar chegou a ficar nociva para a saúde na tarde de quarta-feira (7)

Publicado em 9 de junho de 2023 às 14:46

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Duas capixabas que moram em Nova Iorque vivenciaram momentos de muita estranheza por causa da nuvem de fumaça vinda da queima de árvores do Canadá e que atingiu os Estados Unidos nesta semana.

A capixaba e engenheira civil Nathália dos Reis Monteiro mora em Nova Iorque há três anos e meio e começou a perceber que o tempo estava ficando estranho na terça-feira (6). Na quarta-feira (7), a situação piorou e ela teve que trabalhar de casa.

"Na terça à tarde já estava assim e na quarta foi um caos. Eu já estava sentindo um gosto de fumaça, de queimado, e tudo piorou na quarta. ", contou a engenheira.

Aspas de citação

Se você saísse de casa era como se você estivesse ficando ao lado de uma churrasqueira. Era como se você tivesse vivendo um filme de apocalipse zumbi

Nathália dos Reis Monteiro
Engenheira civil
Aspas de citação

Nathália disse que estava conversando com a mãe de vídeo pela cidade e foi mostrando para ela como o céu estava alaranjado. "Tava difícil para fazer qualquer atividade ao ar livre. Eu nem fui para a obra na quarta-feira, porque tava difícil de sair, ruim para respirar. É uma coisa que você não imagina viver nesse nível", relatou Nathália.

Thaís Fernandes também é capixaba e disse nunca ter vivido algo assim. A publicitária de 31 anos mora em Nova Iorque há quase dois. Ela disse que mesmo pela manhã, a cidade parecia noite. "O ápice foi a quarta-feira, por volta das duas da tarde. Era impossível ver o sol e parecia noite".

Aspas de citação

O céu ficou laranja e parecia que estávamos vivendo em uma fotografia de cor sépia. Foi assustador. O cheiro forte de fumaça e queimado fazia arder os olhos

Thaís Fernandes
Publicitária
Aspas de citação

As duas brasileiras relataram que pessoas estavam distribuindo máscaras para quem tivesse que sair, mas a recomendação do governo americano era ficar em casa.

A publicitária registrou a qualidade do ar na quarta-feira. No aplicativo do celular, aparecia um alerta roxo avisando que a qualidade do ar estava nociva.

Times Square alaranjada por causa da fumaça que chegou em Nova York. Foto tirada na quarta-feira (7)
Times Square alaranjada por causa da fumaça que chegou em Nova York. Foto tirada na quarta-feira (7). (Reprodução | Acervo pessoal)

Em fotos tiradas pelas capixabas, é possível ver a Times Square, um dos pontos mais movimentados de Nova Iorque, com menos pessoas circulando. A aparência da cidade era como em um deserto.

Em outra foto postada nas redes sociais da Nathália, ela até reforça que o registro não tem filtro, e que a aparência do bairro Brooklyn estava insana naquele momento.

Capixaba Thais Fernandes registrou que a qualidade do ar estava prejudicial para a saúde na quarta-feira (7)
Capixaba Thais Fernandes registrou que a qualidade do ar estava prejudicial para a saúde na quarta-feira (7) . (Thais Fernandes)

Para Thaís, o cenário vivenciado só relembra como as mudanças climáticas tem impactado a vida pelo mundo todo. "Tenho medo do que esses três dias de alerta podem futuramente causar em termos de complicações respiratórias e doenças. Falamos tanto sobre mudanças climáticas como algo distante de nós, porém já chegou. Já estamos vivendo a Mudança climática. Isso foi só mais um pedido de socorro que a natureza fez e que o homem mais uma vez ignorou", pontuou.

Capixaba contou que estava difícil ver o sol em Nova Iorque na quarta-feira (7)
Capixaba contou que estava difícil ver o sol em Nova Iorque na quarta-feira (7) . (Reprodução | Acervo pessoal)

*Com informações de Viviane Lopes, do g1ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais