Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Veja vídeo

Bombeiros controlam incêndio que ameaçava atingir casas em Vitória

Corporação informa que fogo em área do Parque da Fonte Grande, próximo ao Bairro Universitário, foi controlado na manhã desta segunda-feira (12)

Publicado em 11 de Setembro de 2022 às 19:12

Vinicius Zagoto

Publicado em 

11 set 2022 às 19:12
Moradores tentam apagar fogo no Bairro Universitário, em Vitória
Moradores usaram mangueiras para tentar apagar fogo no Bairro Universitário, em Vitória Crédito: Leitor A Gazeta

Atualização

12/09/2022 - 11:37
Após a publicação da matéria, o Corpo de Bombeiros informou nesta segunda (12) que o incêndio foi controlado. Por isso, este texto foi atualizado.
Corpo de Bombeiros anunciou ter controlado, por volta das 10h30 desta segunda-feira (12), o foco de incêndio na área do Parque da Fonte Grande, em Vitória, que preocupava os moradores da região desde o último sábado (10). Imagens enviadas por leitores de A Gazeta mostravam que as chamas, com a força dos ventos, aproximavam-se de casas no Bairro Universitário, vizinho à área ambiental.
Em entrevista ao repórter Elton Ribeiro, da TV Gazeta, na manhã desta segunda-feira (12), o capitão Heitor Lube, do Corpo de Bombeiros, relacionou o aumento do número de focos de incêndio ao período de estiagem no Espírito Santo. E apontou que o fogo na região pode ter sido iniciado por ação humana. 
"Este ano tivemos baixa quantidade de chuva, principalmente no começo do primeiro semestre, o que ocasionou um maior período de estiagem. O tempo está mais seco do que o normal. Mas a vegetação não pega fogo espontaneamente. Alguém precisa ir lá e botar fogo. Essas pessoas são responsáveis pelos incêndios", apontou o capitão.
Desde sábado (10), a região da Fonte Grande vinha sofrendo com incêndios. Uma equipe da brigada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) controlou as chamas por volta das 8 horas de domingo (11). No entanto, às 15 horas, novos focos surgiram, e a equipe da Semmam iniciou os trabalhos de combate ao fogo mais uma vez. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.
Também no domingo (11), o incêndio no Parque da Fonte Grande se aproximou de residências no Bairro Universitário. A vendedora Elida Medeiros, de 38 anos, relatou que havia risco de as casas da região serem atingidas pelo fogo.  
"Desde ontem (domingo), o fogo começou na mata. A gente começou a chamar o Corpo de Bombeiros, mas nada. O fogo agora está chegando perto das casas. Esperaram agravar o problema. As casas estão com o risco de incendiar, porque o Bairro Universitário está praticamente dentro da mata", contou Elida.
Em nota enviada às 17h30 de domingo (11), o Corpo de Bombeiros informou que estava atuando no local. "Até o momento, não há relato de vítimas ou danos materiais. O combate está em andamento", destacou a corporação na ocasião.
Na manhã de domingo (11), a Prefeitura de Vitória havia informado que "o incêndio não atingiu o perímetro dentro do Parque da Fonte Grande em si, mas o entorno, onde há uma área de proteção ambiental".

VEJA OS FOCOS DE INCÊNDIO NO PARQUE DA FONTE GRANDE NAS IMAGENS ABAIXO

O QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO

A recomendação aos moradores de regiões afetadas por incêndio em vegetação, segundo o capitão Heitor Lube, do Corpo de Bombeiros:

1 - Chame o Corpo de Bombeiros pelo número 193, detalhe o que acontece e o grau de risco do local

2 - Atenção ao risco do fogo. Se a casa estiver perto de algum foco de incêndio, saia de casa e retire outras pessoas

3- Não tente combater o incêndio em vegetação

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

ZPE de Aracruz
Logística em pauta: diálogo, estratégia e futuro do ES
Imposto de Renda: 415 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram pendências podem saber se receberão restituição
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
O crime aconteceu na segunda-feira (20), no bairro Vila Nova. De acordo com o proprietário do estabelecimento, a clínica funcionava no endereço há cerca de um ano e o prejuízo estimado é de R$ 50 mil.
Polícia identifica autores de incêndio criminoso em clínica de estética em Pancas

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados