Acompanhe em tempo real tudo sobre o 2° domingo de prova do Enem no ES

Movimentação nos locais de prova, abertura e fechamento de portões. A reportagem de A Gazeta reúne aqui as principais informações sobre o Enem no Espírito Santo; veja


19:00

Enem 2022: fim da cobertura em tempo real

Após quase nove horas de cobertura, o tempo real de A Gazeta sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 chega ao fim. Ainda neste domingo (20), haverá a divulgação de um gabarito extraoficial e de vídeos com comentários da prova feitos por professores parceiros no nosso site. Obrigada pela audiência e boa noite!


18:50

Saída dos candidatos dos locais de prova

Minutos depois do fim da prova, houve uma intensa movimentação de pessoas em frente a uma faculdade particular de Vitória. Ao todo, foram 90 questões que os candidatos tiveram que responder em até cinco horas de exame. Os portões dos locais de aplicação se abriram às 12h e fecharam às 13h. A prova teve início às 13h30 e seguiu até às 18h30.

Candidatos se amontoam após término do 2º dia de prova do Enem na Multivix, Vitória.
Candidatos se aglomeram após término do 2º dia de prova do Enem na Multivix, Vitória. Crédito: Atílio Esperandio

18:35

Sonho de mãe para filho

Cursando o primeiro período de Medicina, a estudante Danielle Moraes de Oliveira Moura, de 40 anos, levou o filho João Victor de Oliveira Moura, de 10, para fazer o Enem junto com ela neste domingo (20), no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória. O adolescente realizou a prova como treineiro e quer fazer o mesmo curso da mãe. "Prova cansativa. Coloquei ele para fazer logo, desde agora, para pegar o ritmo”, comentou Danielle.

Danielle Moraes de Oliveira Moura, 40 anos, cursa o 1º período de Medicina em uma faculdade particular, mas fez o Enem, junto com o filho, para não perder a inscrição.
Danielle Moraes de Oliveira Moura, de 40 anos, e o filho João Victor de Oliveira Moura, de 10. Crédito: Lívia Bonatto

18:30

Fim do 2º dia de prova do Enem

Cinco horas e meia após o fechamento dos portões, está encerrado o 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


18:15

Amizade do lado de fora: mães esperam filhos

A arquiteta Tânia Gonçalves e a diretora de franquias Andréia Neves se conheceram no primeiro dia de prova e estão aguardando os filhos juntas, mais uma vez, do lado de fora de uma faculdade em Vitória. "É a segunda prova, segunda oportunidade para concluir o Enem. Que nossos filhos sejam bem sucedidos na vida. E estou aproveitando a saída dos filhos para colocar o papo em dia com essa nova amizade que fiz aqui”, disse Tânia.

As mães Tânia Gonçalves e Andréia Neves se conheceram no 1º dia de prova e hoje estão aguardando juntas novamente.
As mães Tânia Gonçalves e Andréia Neves se conheceram no 1º dia de prova e hoje estão aguardando juntas novamente. Crédito: Gedyson Viana

18:00

Enem: 30 minutos para o fim do 2º dia

Faltam apenas 30 minutos para o fim do 2º dia de Enem. A partir de agora, os candidatos poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões.


17:45

Saiba quando saem os gabaritos oficiais do Enem e como consultar

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a previsão é que o gabarito oficial do Enem seja publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, isto é, até o dia 23 de novembro, junto com os cadernos de prova, na página do Inep. Apesar de os gabaritos oficiais serem divulgados ainda neste mês, não há uma data definida para publicação dos resultados individuais de cada candidato. Lembrando que A Gazeta divulgará um gabarito extraoficial e vídeos com comentários da prova feitos por professores parceiros até o final da noite deste domingo (20).

Estudo para concurso público
Gabaritos oficiais serão divulgados no site do Inep. Crédito: Pixabay

17:30

Enem: 1 hora para o fim do 2º dia de prova

Falta apenas uma hora para o fim do 2º dia de prova do Enem. O exame traz neste domingo (20) questões de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (física, química e biologia). A partir de 18h, os candidatos poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões.


17:20

Número de faltosos chama atenção

A grande quantidade de faltosos neste segundo e último dia de provas chamou a atenção de alguns candidatos. É o caso da atendente Yasmin Miranda, de 21 anos, que fez o Enem deste domingo (20) no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória. "Na minha sala teve 12 pessoas que faltaram. Muitas salas vazias. Média de 15 candidatos na sala, muita vazia. Passando pelo corredor dava pra ver que estava bem mais vazia do que na semana passada", ressaltou. Ela contou ainda que havia uma "cola" com algumas fórmulas em sua sala, possivelmente usada por alunos do próprio colégio, mas que logo foi tampada pelos aplicadores.

Yasmin tem 21 anos e foi fazer o Enem pela 3ª vez no Colégio Estadual, em Vitória
Yasmin tem 21 anos e foi fazer o Enem pela 3ª vez no Colégio Estadual, em Vitória. Crédito: Livia Bonatto

17:00

Enem: uma hora para candidatos saírem com caderno de questões

A partir das 18 horas, os candidatos poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões. O término da prova está previsto para 18h30. 

Caderno amarelo do 2º dia do Enem 2022.
Caderno amarelo do 2º dia do Enem 2022. Crédito: Fernando Madeira

16:40

Treineiro testa ritmo da prova pela primeira vez

Com o sonho de cursar Medicina, o estudante Miguel Feltmann, de 14 anos, pretende fazer o Enem todos os anos, até terminar o ensino médio. De acordo com ele, é importante entender o ritmo da prova e quais temas são mais cobrados, com o intuito de garantir uma vaga na faculdade onde quer estudar. “Eu acho importante fazer como treineiro, para você ir acostumando e não ficar nervoso quando for fazer para valer”, opinou Miguel, que está no 8º ano do ensino fundamental. O adolescente fez a prova pela primeira vez no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, Vitória.

O estudante Miguel Feltmann, de 14 anos, ainda está no 8º ano do fundamental.
O estudante Miguel Feltmann, de 14 anos, ainda está no 8º ano do fundamental. Crédito: Lívia Bonatto

16:30

Enem: 2 horas para o fim do 2º dia de prova

Faltam apenas duas horas para o fim do 2º dia de prova do Enem. O exame traz neste domingo (20) questões de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (física, química e biologia). A partir de 18h, os candidatos poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões.


16:20

Questões abordam Covid-19, uso de placas solares e eletromagnetismo

Professores de cursinhos que fizeram a prova destacaram, entre os conteúdos escolhidos, as questões sobre a pandemia de Covid-19 e o uso de placas solares para a produção de energia. Essa foi a primeira vez que a crise sanitária apareceu na prova de Ciências da Natureza do Enem. Na avaliação deles, a prova de física também não trouxe surpresas, com questões de ondas, estática, colisões e eletromagnetismo.

Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. Crédito: Ricardo Medeiros

16:00

"Prova estava dificílima", afirma aposentado

Quem achou a prova deste domingo (20) complicada foi o aposentado e estudante de Zootecnia Ueber Chaves, de 67 anos. Essa já é a terceira vez que ele faz o Enem. “A prova estava dificílima, principalmente Matemática. Mas espero me sair bem. Na semana passada, as provas estavam mais tranquilas”, destacou Ueber, que fez o exame no Centro Universitário Salesiano, em Forte São João, Vitória.

O aposentado Ueber Chaves, de 67 anos, atualmente faz um curso técnico de Zootecnia, e está fazendo o Enem pela terceira vez.
O aposentado Ueber Chaves, de 67 anos, atualmente faz um curso técnico de Zootecnia, e está fazendo o Enem pela terceira vez. . Crédito: Vitor Recla

15:55

Formato digital é mais prático, acredita candidato

Na quarta vez em que faz o Enem, o aluno de Nutrição John Áquila, de 19 anos, que pretende cursar Odontologia no futuro, optou por realizar a prova no formato digital no Centro Universitário Salesiano, em Forte São João, Vitória. “O formato digital é mais prático, você não corre o risco de errar o gabarito. Eu prefiro bem mais do que o tradicional formato em escrever”, disse John.

O estudante de Nutrição John Áquila tem 19 anos e faz o Enem pela quarta vez.
O estudante de Nutrição John Áquila tem 19 anos e faz o Enem pela quarta vez. . Crédito: Vitor Recla

15:46

Aluna não viu dificuldade nas questões

A candidata Keila Viana, de 20 anos, que fez a prova na faculdade Multivix, em Vitória, avaliou o segundo dia do Enem como "tranquilo". As questões, de acordo com ela, não estavam tão difíceis. "Acho que fui bem. Para mim, não foi difícil. Quem estudou o básico da Matemática e das Ciências (da natureza) ia fazer tranquilo. Não achei uma coisa tão complexa", avaliou.

Keila Viana, 20.
Keila Viana, de 20 anos, considerou as questões fáceis. Crédito: Fernando Madeira

15:40

Candidato faz prova em duas horas e avalia: "Bastante pegadinha"

O candidato Gabriel Gomes Alves foi o primeiro aluno a sair da faculdade Multivix, em Vitória, neste domingo (20). Segundo ele, a prova podia deixar em dúvida quem não se preparou ao longo do ano. "Tinha bastante pegadinha. Precisava analisar bem as questões, porque dava para confundir. Eu me preparei um pouquinho, mas teve algumas questões que me deram bastante dúvida", afirmou.

Primeiro aluno a sair da Multivix, em Vitória
Primeiro aluno a sair da Multivix, em Vitória. Crédito: Fernando Madeira

15:35

Memes bombam na internet no segundo dia de prova

Horas antes do segundo dia do Enem, os memes já tomavam conta das redes sociais. No Twitter, candidatos fizeram posts bem-humorados sobre a possível dificuldade das questões de Matemática e de Ciências da Natureza (física, química e biologia. A abertura da Copa do Mundo 2022, que também acontece neste domingo (20), foi especialmente comentada. Confira:


13:40

Universitária faz Enem pela 3º vez para testar conhecimentos

Mesmo já cursando Medicina, a universitária Lara Bessa, de 19 anos, foi até a Multivix em Goiabeiras, Vitória, para fazer a prova neste domingo (20). É a terceira vez que a jovem faz os exames para, segundo ela, testar os conhecimentos.

Lara Bessa, estudante de 19 anos.
A estudante de Medicina Lara Bessa, de 19 anos. Crédito: Fernando Madeira

13:33

Falta de documentos faz dois perderem prova

No Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória, dois alunos não puderam fazer a prova neste domingo (20) porque esqueceram o documento em casa. Um deles teria apresentado um documento digital, mas não foi aceito. Eles não quiseram dar detalhes à reportagem.


13:30

Provas do Enem 2022 começam agora

Neste momento, às 13h30, é dada a largada para o sonho de muitos estudantes. Eles começam a fazer as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (química, física e biologia) e questões de Matemática e Suas Tecnologias.

Enem 2022
Provas do segundo dia do Enem 2022 começam a ser aplicadas às 13h30. Crédito: Freepik

13:15

"Espero uma prova justa para todos", diz jovem

Pâmella Waiyn, de 19 anos, foi fazer a prova na Faesa, em Vitória. Ela quer cursar Medicina e espera uma prova acessível para os participantes. “Eu espero que a prova realmente seja justa para nós, né? Uma prova que cobre da gente aquilo que de fato a gente estuda”, disse.

Pâmella Waiyn, 19 anos, quer fazer curso de Medicina.
Pâmella Waiyn, 19, quer fazer curso de Medicina. Crédito: Gedyson Viana

13:05

Irmãos e amigos na torcida por estudante

Acompanhada dos irmãos e dos amigos, a estudante Beatriz Fischer, de 19 anos, chegou para o segundo dia mais animada. A jovem falou que a companhia deles faz com que ela vá para a prova se sentindo acolhida, amada e menos nervosa. "Tenho interesse em fazer Medicina Veterinária e confio que Deus vai me ajudar", disse, antes de entrar na Escola Elzira Vivacqua dos Santos, em Jardim Camburi, Vitória.

A estudante falou que a companhia deles faz com que ela vá para a prova se sentindo acolhida, amada e menos nervosa.
A estudante Beatriz Fischer, de 19 anos, teve a companhia de irmãos e amigos. Crédito: Mikaella Mozer

13:00

Portões fechados

Os portões dos locais de prova fecharam agora, às 13h. Daqui a meia hora os candidatos poderão começar a prova.

Portões fechados na faculdade Multivix, em Vitória
Portões fechados na faculdade Multivix, em Vitória. Crédito: Fernando Madeira

12:53

"Caiu muita coisa que a gente não estudou", diz aluno

Rafael do Santos, 18, saiu de Maruípe, em Vitória, para fazer a prova no Colégio Estadual do Espírito Santo, também na Capital. “Eu queria fazer Engenharia mas acho que não vou conseguir passar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vou escolher o curso a partir da minha nota. Se não der na Ufes, vou tentar alguma bolsa ou financiamento em uma faculdade particular. A prova está desatualizada. Passamos pela pandemia e perdemos muitas aulas, eles não levaram isso em consideração. Caiu muita coisa que a gente não estudou", ponderou o aluno sobre a primeira etapa da prova.

Rafael do Santos, 18 anos, fez a prova no Colégio Estadual do Espírito Santo. Crédito: Livia Bonatto

12:50

Faltam 10 minutos para o fechamento dos portões!

Agora, às 12h50, faltam apenas 10 minutos para que os portões sejam fechados nos locais de prova. O exame começa pontualmente às 13h30. Boa sorte para os candidatos!


12:43

Ação solidária para quem esqueceu material

Em frente à Multivix de Goiabeiras, em Vitória, uma dupla chama a atenção. Carolina Gatti e Hellen Ribeiro, da Igreja Batista Atitude, da Mata da Praia, estão distribuindo canetas, um doce e uma palavra de apoio para quem esqueceu o material. "Não tenha medo, Deus é contigo", diz um dos cartazes feitos por elas.

Carolina e Hellen estão fazendo uma ação solidária em frente à Multivix, em Goiabeiras
Carolina Gatti e Hellen Ribeiro. Crédito: Fernando Madeira

12:35

"Estou confiante, mas sem criar expectativa", diz aluna

A estudante Júlia Kaniski Rossi, de 17 anos, foi acompanhada da mãe para o Colégio Estadual do Espírito Santo. O sonho da adolescente é cursar Medicina. “Estou confiante para a prova, porque além da escola eu estudei por conta própria. Mas não criei muitas expectativas. Se não conseguir esse ano, no próximo pretendo fazer cursinho”, disse. 

Júlia sonha em cursar medicina e chegou ao Colégio Estadual, em Vitória, acompanhada da mãe
Júlia sonha em cursar medicina e chegou ao Colégio Estadual, em Vitória, acompanhada da mãe Lurdes Zardini Kanski Rossi, de 66 anos. Crédito: Livia Bonatto

12:30

Com os minutos passando, movimentação aumenta

Faltam 30 minutos para o fechamento dos portões. Com isso, a movimentação de estudantes aumenta nos locais de prova da Grande Vitória. Confira os registros feitos na Faesa, em Monte Belo, na Capital:

Movimentação para o Enem aumenta na Faesa

Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória. . Ricardo Medeiros
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.
Candidatos chegando para realizar a prova na faculdade Faesa, em Vitória.

12:28

Vizinhos juntos para prova do Enem

Os vizinhos e amigos Arthur Martins, 17, Yasmin Miranda, 21, e Amanda Freitas, 18, foram juntos realizar a prova do Enem no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, Vitória. Os três, antes de entrar, disseram que estavam ansiosos para o exame.

Vizinhos e amigos vieram fazer o Enem no Colégio Estadual, em Vitória
Vizinhos e amigos foram fazer o Enem no Colégio Estadual, em Vitória. Crédito: Livia Bonatto

12:20

Fora da escola há 40 anos, militar aposentado vai tentar Direito

Fora da escola há quase 40 anos, o militar aposentado Elvio Perosini, de 55 anos, está fazendo o Enem deste ano na Estácio de Sá, em Vitória, com o objetivo de voltar a estudar. Ele deseja cursar Direito para realizar um sonho pessoal, e disse que foi bem na primeira prova realizada no último domingo. A expectativa é boa para a segunda etapa, pois, segundo Elvio, ele domina a área de exatas. “Fiz a correção da primeira prova com o gabarito extraoficial e acertei 61 questões. A expectativa é que eu faça uma boa prova hoje, porque sempre fui bom em exatas”, comentou.

Elvio Perosini, militar aposentado, tentou o Enem na faculdade Estácio, em Jardim Camburi
Elvio Perosini, militar aposentado, tentou o Enem na faculdade Estácio, em Jardim Camburi. Crédito: Vitor Recla

12:15

Mãe na torcida pela filha: "Está preparada"

A jornalista Anna Cristina Ribeiro, de 47 anos, foi acompanhar a filha Gabriela Ribeiro, de 17 anos, que está fazendo o Enem pela primeira vez na Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória. Gabriela deseja cursar Odontologia. Segundo a jornalista, a filha se preparou bem e a expectativa é que ele faça uma boa prova. “Ela estudou bastante durante o ano, fez simulados, está preparada para fazer a prova. A expectativa é que ela tenha um bom desempenho”, afirmou Anna.

Gabriela foi acompanhada da mãe fazer o Enem pela primeira vez, na faculdade Estácio, em Jardim Camburi
Gabriela foi acompanhada da mãe fazer o Enem pela primeira vez, na faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi. Crédito: Vitor Recla

12:11

Cursando o Ensino Médio, adolescente faz prova para treinar

O candidato Juan Gonçalves das Neves, de 17 anos, faz curso técnico em Mecânica e pretende cursar Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele ainda não terminou o Ensino Médio, mas gostou de fazer o exame do primeiro domingo como teste para o próximo ano. A mãe Luciane Gonçalves da Costa, de 47 anos, fez questão de levar o filho: “Semana passada eu vim e essa semana também, vou ficar até o final para dar apoio a ele”.

Juan, de 17 anos, chegou acompanhado da mãe, Luciane, ao Colégio Estadual, em Vitória
Juan, de 17 anos, chegou acompanhado da mãe, Luciane, ao Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória. Crédito: Livia Bonatto

12:06

Estudante chegou às 9h30 para garantir entrada na prova

A estudante Gislaine Barbosa da Silva foi a primeira a chegar na Faesa, em Monte Belo, Vitória, por volta das 9h30. "Tenho medo do ônibus atrasar, do trânsito. Trouxe água, suco natural, salgadinho e biscoito recheado (para comer durante a prova). Pretendo tentar Pedagogia ou Enfermagem. Estou confiante, seja o que Deus quiser", declarou.

Gislaine Barbosa foi a primeira a chegar ao colégio Faesa, em Vitória
Gislaine Barbosa foi a primeira a chegar ao colégio Faesa, em Vitória. Crédito: Ricardo Medeiros

12:02

Mãe sai da Bahia para dar apoio à filha em Vitória

Zeine Barros veio direto da Bahia para dar forças à filha Ana Beatriz que fará a prova em Vitória para tentar o curso de Medicina. "Vim direto da Bahia acompanhar minha filha que vai fazer última etapa do Enem hoje. Ela quer o curso de Medicina, é muito concorrido e difícil sim, mas eu como mãe vim dar um apoio e força para que ela não fique tão nervosa na hora da prova", disse.


12:00

Atenção! Abertura dos portões começa agora

Os portões dos locais de prova abrem agora, ao meio-dia. Fique atento, pois eles fecham às 13h.

Portões sendo abertos na Faesa neste domingo, segundo dia de prova
Portões sendo abertos na Faesa neste domingo, segundo dia de prova. Crédito: Gedyson Viana

11:50

Amigas unidas no Enem

As amigas Thaís Silva Amaral, 23, Larissa Duarte Gonçalves, 18, e Rebeca Lopes Faria, 17, foram juntas fazer o Enem. Elas chegaram com antecedência ao Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória, para não perderem o horário da prova. 

As amigas Thaís, Larissa e Rebeca vieram juntas fazer o Enem. no colégio Estadual, em Vitória
As amigas Thaís, Larissa e Rebeca foram juntas fazer o Enem no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória. Crédito: Livia Bonatto

11:45

"Vim dar suporte", declara pai que foi levar filha para a prova

É a primeira vez que a estudante Wanderleny Teixeira, de 17 anos, faz o Enem. Ela sonha em cursar Fisioterapia e foi a primeira a chegar na faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória. A candidata está nervosa para realizar a prova. Segundo ela, Matemática e Ciências da Natureza são áreas que não domina tanto. O pai, Wanderley Teixeira, de 54 anos, veio acompanhar a filha e tentar acalmá-la nesses momentos de tensão que antecedem o exame. “Vim dar um suporte para ela. É muito importante para que ela faça uma boa prova”, afirmou.

Wanderleny Teixeira, de 17 anos, e o pai  Wanderley, de 54. É a primeira vez da filha no ENEM.
Wanderleny Teixeira, de 17 anos, e o pai Wanderley, de 54. É a primeira vez da filha no Enem. Crédito: Vitor Recla

11:38

Vendedor de doces há 10 anos diz que movimento diminuiu

Há 10 anos trabalhando como vendedor de doces no Enem, Mazinho dos Santos, de 43 anos, disse que o movimento diminuiu após a pandemia da Covid-19. "Desde que dividiram os estudantes em mais escolas, o movimento nas vendas ficou fraco", pontuou. Neste domingo (20), ele está no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, na Capital.

Mazinho dos Santos trabalha como vendedor de doces no ENEM há 10 anos
Mazinho dos Santos trabalha como vendedor de doces no Enem há 10 anos. Crédito: Livia Bonatto

11:27

Mãe de dois sonha em cursar Direito e é a primeira a chegar

A fiscal de loja Laís Liberato Nascimento, de 24 anos, foi a primeira a chegar no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, Vitória, um dos locais de prova do Enem na Capital. O sonho dela é cursar Direito. “Tenho me preparado nesses anos para fazer a prova. É cansativo porque tenho dois filhos, mas sempre arrumo um tempo na rotina pra estudar. Estou com esperança e boa expectativa."

Laís Liberato foi a primeira a chegar no Colégio Estadual, em Vitória.
Laís Liberato foi a primeira a chegar no Colégio Estadual, em Vitória. Crédito: Livia Bonatto

11:20

O que fazer com 500 pontos no Enem?

É importante estudar e dar o máximo para tirar um notão no Enem. Mas é bom ter um plano B. Com 500 pontos, por exemplo, há muitas possibilidades para acesso a faculdades. Confira todas elas clicando aqui.

Enem gabarito 2022
Sua pontuação do Enem pode abrir várias portas até em universidades fora do País. Crédito: Divulgação

11:10

"Expectativa alta", diz segundo aluno a chegar na Faesa

Samuel Emilio foi o segundo estudante a chegar na Faesa, em Monte Belo, Vitória, um dos locais de prova deste domingo (20). Com o objetivo de cursar Física, o jovem está confiante. "Estou com expectativa alta, esse ano estava até bem tranquilo. Semana passada achei que estava um pouquinho mais fácil do que as provas dos outros anos, talvez também porque neste ano estudei bastante. O tema da redação foi ótimo, deu para falar bastante. Expectativa de passar ou para o Instituto Federal (do Espírito Santo) ou para a Universidade Federal (do Espírito Santo), porque os dois ofertam o curso que eu quero", disse.

Samuel Emilio foi o primeiro aluno a chegar na faculdade Faesa no segundo dia de Enem
Samuel Emilio foi o segundo aluno a chegar na faculdade Faesa neste domingo (20). Crédito: Ricardo Medeiros

11:00

Saiba quais documentos digitais são aceitos no Enem

Para entrar nos locais de prova do Enem, todos os candidatos devem apresentar um documento de identificação válido aos fiscais de sala. Ainda assim, algumas pessoas foram impedidas de fazer a prova  no primeiro dia por portarem documentos que não seguem as normas do Inep. Os casos de alunos que não conseguiram fazer a prova por conta de problemas do tipo ocorreram principalmente em relação aos documentos digitais, por isso, fique ligado: as versões digitais válidas para o Enem 2022 são dos documentos: e-Título, CNH digital e RG digital. Eles devem ser mostrados nos aplicativos oficiais em que são disponibilizados e não por meio de capturas de telas (prints). Saiba mais clicando aqui

Direitos autorais: Senado Federal do Brasil
Versão digital do título de eleitor é um dos documentos digitais aceitos pelo Inep. Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado

10:50

Atenção com o horário!

Assim como no primeiro dia de prova, neste domingo (20) os portões abrem meio-dia e fecham às 13h em ponto. As provas se iniciam às 13h30 e vão até 18h30. Os candidatos só podem sair do local de prova duas horas depois do início do exame, ou seja, às 15h30. No entanto, para levar o caderno de questões para casa, é necessário aguardar até 18h. Boa sorte!

Portão fechado na Faesa
Portões vão se fechar às 13h. Crédito: Carlos Alberto Silva

10:45

Confira o que levar para a prova do Enem

Para participar da prova é obrigatório levar um documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Inep também recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição. Nas duas últimas edições do Enem, por causa da pandemia de Covid-19, o uso de máscara era obrigatório. Agora, o uso continua sendo permitido, mas deixa de ser obrigatório nos estados e municípios onde é liberado em locais fechados. Clique aqui para conferir mais detalhes e os itens proibidos.


10:40

Perdi o primeiro dia de Enem, ainda posso fazer hoje?

Quem faltou o primeiro dia do Enem pode fazer o exame neste domingo (20), mas, segundo especialistas, o ideal é ir sem a expectativa de aprovação. "O candidato quando perde o primeiro dia de prova tem a autorização para fazer o segundo. Mas é ir tendo a consciência de que vai servir mais como uma experiência para entender o momento da prova, treinar tempo de questão. Sobretudo, diante das áreas que são exigidas no segundo dia de prova. Não pode ir achando que vai ser aprovado; é ir sem expectativa", explicou Marina Monteiro, professora de Literatura do Madan, curso preparatório para vestibular.

Movimento de candidatos aumenta na faculdade Faesa para o Enem 2022
Movimento de estudantes chegando na Faesa no primeiro dia do Enem 2022. Crédito: Carlos Alberto Silva

10:37

Transcol com ônibus extras para o Enem

A frota de ônibus do sistema Transcol será reforçada neste domingo (20), na Grande Vitória, por conta do segundo dia do Enem. Ao todo, 34 veículos de reserva vão ficar distribuídos nos terminais e serão liberados caso seja necessário para atender a demanda. O reforço vai funcionar assim como no primeiro dia de Enem, que foi realizado no domingo (13). Ele abrange os dez terminais em operação: Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Vila Velha, Ibes, Itaparica, Itacibá, Campo Grande, Jardim América e São Torquato.

Ônibus do Transcol saem de terminal na Grande Vitória: percurso monitorado
Ônibus terão frota extra para atender estudantes. Crédito: Foto: Reprodução/TV Gazeta

10:33

Mais de 60 mil vão fazer prova neste domingo

Cerca de 63 mil pessoas voltam às salas de aula no Espírito Santo, neste domingo (20), para realizar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Nesta segunda etapa, os inscritos farão as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (química, física e biologia) e questões de Matemática e Suas Tecnologias. Segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 63.705 pessoas se inscreveram no Estado, somando os participantes das versões impressa e digital. Desse total, mais 18 mil faltaram à primeira etapa do exame.

Movimentação de estudantes na Faesa, um dos locais de provas do Enem em Vitória
Movimentação de estudantes na Faesa, um dos locais de provas do Enem em Vitória, no primeiro domingo de prova (13). Crédito: Carlos Alberto Silva

10:30

Início da cobertura: acompanhe!

Começa a cobertura do primeiro domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no Espírito Santo, feita pela reportagem de A Gazeta. Acompanhe os principais assuntos a partir de agora aqui, no tempo real, e no site www.agazeta.com.br.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.