Acompanhe em tempo real as informações sobre o Enem no ES

Concentração em locais de prova, abertura e fechamento de portões. A reportagem de A Gazeta reúne aqui as principais informações sobre o Enem no ES; veja

Publicado em 17/01/2021 às 10h34
Atualizado em 17/01/2021 às 23h39

23:34

Gabarito extraoficial das provas do 1º dia

O resultado oficial deverá ser liberado até o dia 27 de janeiro, mas você pode conferir o gabarito extraoficial das quatro provas - amarela, azul, branca e rosa -, divulgado pelo UP Centro Educacional.


22:49

Prova de Ciências Humanas "mais tradicional", avaliam professores

Enquanto a prova de Geografia trouxe questões de geologia que exigiram conhecimentos mais específicos do candidato, a prova de História não abordou temas que são pertinentes ao segundo ano do Ensino Médio. Essa é a avaliação que os professores do UP Centro Educacional fazem da prova de Ciências Humanas.


21:34

Professores analisam prova de Linguagens e Códigos

Professores do UP, Grijó, Marcela, Gina, Murilo, Beatriz, Paulo, Ana Paula e Valladares,  avaliam que a prova de Linguagens surpreendeu positivamente. Apontam ques, diferente dos anos anteriores, neste exame houve um equilíbrio entre o cânone e o popular. Para eles, o exame evidenciou a proposta do Ensino Médio, que é expor ao aluno o que se produziu em termos literários em outras épocas.


21:12

"Redação foi pertinente", avalia professora

Com o tema "o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", a redação do Enem 2020 foi considerada pertinente pela professora Ana Paula Oliveira. "Não pode ser considerada uma prova difícil. Os alunos que estavam atentos aos temas atuais, em algum momento passaram por ele. Surpreende muito menos que o tema do ano passado", avalia.


20:50

Mais da metade dos inscritos falta ao Enem

Em meio a um momento crítico da pandemia do novo coronavírus no país, o Enem teve recorde de faltas neste primeiro dia de prova. Dos 5,7 milhões de inscritos, mais de 51% não compareceu ao exame. Antes, o maior índice havia sido o de 2019, quando os faltosos representaram 23,7% dos candidatos esperados. Ainda assim, o ministro da educação, Milton Ribeiro, classificou a prova de hoje como um sucesso.


19:40

MEC fará balanço do primeiro dia do Enem 2020

Por meio das redes sociais, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou que fará um balanço do primeiro dia de aplicação da prova do Enem 2020, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). A transmissão poderá ser acompanha ao vivo pelo canal oficial do Inep no Youtube, a partir das 20h. 


19:16

Casos específicos podem seguir fazendo prova

Há casos especiais em que os candidatos do Enem 2020 podem continuar fazendo a prova após as 19h, como as mães em período de amamentação, os participantes que solicitaram atendimento especializado ou que têm transtornos específicos como dislexia e deficit de atenção, por exemplo. Inscritos que solicitaram a videoprova em libras poderão terminar até as 21h.


19:00

1º dia de prova do Enem 2020 encerrado

Depois de 5 horas 30 minutos de duração, a aplicação da prova regular do Enem 2020 terminou. Neste domingo (17), o exame contou com 45 questões de ciências humanas, 45 questões de linguagens e códigos e a redação. A folha de respostas tinha que ser totalmente preenchida até as 19h.


18:52

Mais de 5 mil candidatos solicitaram reaplicação

De acordo com o ministro da educação, Milton Ribeiro, mais de 5 mil candidatos inscritos no Enem 2020 já entraram com um pedido de reaplicação da prova por estarem com sintomas de doenças respiratórias. Se as solicitações forem aceitas, os estudantes farão o exame nos dias 23 e 24 de janeiro. As informações foram obtidas pelo G1.


18:40

Veja alguns dos assuntos abordados nas questões

A escravização de chineses, a Insurreição Pernambucana, a independência dos Estados Unidos da América, a Revolução Francesa e as reformas macroeconômicas feitas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso foram alguns dos assuntos abordados pela prova do Enem 2020. Além da desigualdade de gênero, que foi tratada em uma questão que trazia a diferença salarial entre o Neymar e a Marta, ambos jogadores da Seleção Brasileira de futebol. As informações são do G1.


18:30

Estudante pode sair com caderno de questões

A partir deste momento, os participantes do Enem podem sair dos respectivos locais de prova com o caderno de questões. A aplicação da prova já está na reta final: faltam apenas 30 minutos para o encerramento.


17:06

Covid-19: veja prazo para enviar laudo de infecção

Quem teve sintomas ou acabou infectado pela Covid-19 neste final de semana e precisou faltar no Enem deve ficar atento ao prazo: os exames e o laudo médico comprovando a condição de saúde devem ser enviados entre os próximos dias 25 e 29 de janeiro. Os pedidos de reaplicação da prova devem ser feitos pela Página do Participante. Caso sejam atendidos, os candidatos prestarão a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro. Veja todas as orientações aqui.


16:44

Candidatos barrados por causa de lotação

Diversos estudantes do país relataram ter sido impedidos de fazer o Enem com a justificativa de que as salas já estavam com a capacidade máxima de participantes. Em Mogi das Cruzes (SP), cerca de 60 pessoas teriam sido barradas em uma escola. Situação semelhante também aconteceu em Pelotas (RS). A instrução dada pelos ficais de prova era que os alunos entrassem em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


16:21

Impressão dos estudantes sobre a redação

Na redação do Enem 2020, os estudantes tiveram que escrever sobre "o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". O tema foi considerado "complicado" pela estudante Iara Rocha, de 17 anos. Já o capixaba Marlon Luiz, de 20 anos, achou a proposta "interessante".

Marlon Luiz, de 20 anos de idade, fez a prova do Enem pela primeira vez
Marlon Luiz, de 20 anos de idade, fez a prova do Enem pela primeira vez. Crédito: Fernando Madeira

16:07

"Prova muito difícil", opina estudante capixaba

A estudante Victoria Avides, de 16 anos de idade, achou a prova muito difícil e confessou que acha que não teve um bom desempenho.

Enem 2020, em Vitória
Victoria Avides, 16, achou a prova muito difícil . Crédito: Fernando Madeira

16:03

Desclassificada por causa do despertador

A estudante Nayara Gonçalves, de 19 anos, acabou eliminada do Enem devido ao despertador do celular, que tocou durante a realização da prova. Desclassificação está prevista no edital do exame.

Nayara Gonçalves acabou eliminada do Enem por causa do despertador
Nayara Gonçalves acabou eliminada do Enem por causa do despertador. Crédito: Fernando Madeira

15:55

Capixaba presta o Enem há sete anos

Estudante do curso de Educação Física, Leonardo Luiz (22) faz o exame há sete anos para testar os conhecimentos e o nível de exigência da prova.

Leonardo Luiz faz o Enem anualmente para testar os conhecimentos
Leonardo Luiz faz o Enem anualmente para testar os conhecimentos. Crédito: Fernando Madeira

15:30

Estudantes já podem deixar local de prova

A partir de agora, os estudante que prestam o Enem já podem deixar os respectivos locais de prova. Porém, não é permitido que os participantes saiam com o caderno de questões. Para levá-lo é necessário sair a partir das 18h30. A aplicação da prova segue até as 19h.


13:02

Soldado passa mal em Vitória

Uma soldado teve um princípio de desmaio e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, na Avenida Vitória, por volta das 12h50 deste domingo (17). A reportagem de A Gazeta, que está no local da ocorrência, apurou que a profissional chegou a ser colocada em uma ambulância e levada para o hospital. De acordo com o sargento Elias, que auxiliou a colega, a soldado teve uma queda de pressão devido ao calor e foi encaminhada para o Hospital da Polícia Militar (HPM).

Enem 2020
No Salesianos, um soldado teve um princípio de desmaio e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros . Crédito: Fernando Madeira

13:00

Portões fechados

Fecham-se os portões agora, às 13h. Daqui a meia hora os candidatos poderão começar a prova. Neste domingo (17), são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A duração das provas é de 5h30.

Enem 2020: portões fechados para a realização da prova

Enem
Menina corre para entregar a caneta para irmã no Salesiano, em Vitória. Fernando Madeira
Enem
Menina entrega caneta para irmã que fará a prova do Enem. Fernando Madeira
Enem
Portão do Salesiano, em Vitória, fechado para realização do Enem. Fernando Madeira
Enem
Fechamento dos portões do Salesiano neste domingo. Fernando Madeira
Enem
Últimos segundos para a entrada de estudantes na Faesa antes do fechamento do portão. Carlos Alberto Silva
Enem
Fechamento do portão da Faesa para realização do Enem. Carlos Alberto Silva
Fechamento do portão da Faesa para realização do Enem
Fechamento do portão da Faesa para realização do Enem
Fechamento do portão da Faesa para realização do Enem
Fechamento do portão da Faesa para realização do Enem
Fechamento do portão da Faesa para realização do Enem
Fechamento do portão da Faesa para realização do Enem

12:55

Faltam 5 minutos para fechamento dos portões

Agora, às 12h55, faltam apenas 5 minutos para que os portões sejam fechados nos locais de prova. O exame começa pontualmente às 13h30. Boa sorte para os candidatos!


12:33

Oração para uma boa prova

Na entrada da Faesa, um dos locais de prova do Enem 2020, um membro da Missão Calebe, programa voluntário de serviço social da Igreja Adventista, faz oração para os candidatos neste domingo (17).

Enem
Membro da Missão Calebe faz oração para candidatos ao Enem. Crédito: Carlos Alberto Silva

12:30

Segurança se protege da Covid-19

O segurança Johnatan Santos de Oliveira está trabalhando na entrada do Colégio Salesiano neste domingo (17) para a realização do Enem 2020. Para se prevenir do novo coronavírus, está devidamente paramentado com face shield, que funciona como uma espécie de escudo de proteção facial, máscara e luvas. Álcool em gel e medidor de temperatura também são equipamentos de trabalho dele neste domingo.


12:30

Reta final: 30 minutos para fechamento dos portões

Agora, às 12h30, falta meia hora para que os portões sejam fechados nos locais do exame. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões.


12:00

Locais de prova estão mais vazios em Vitória

Ao contrário de anos anteriores, os locais de prova em Vitória, até o momento, estão mais vazios. Os portões de prova foram abertos para candidatos do grupo de risco para a Covid-19 às 11h15. Depois, às 11h30, começaram a entrar os demais estudantes. Em todos os locais por onde a reportagem de A Gazeta passou na manhã deste domingo (17) não havia um grande número de pessoas esperando para entrar nas unidades de ensino. Os portões serão fechados às 13h. Devido à pandemia, as provas também serão aplicadas pela internet, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Enem no Salesiano - Centro
A chegada dos alunos para o Exame . Crédito: Carlos Alberto Silva

11:43

Kit: máscara reserva, álcool, canetas...

O estudante Pedro Dias, de 18 anos, faz pela segunda fez o Enem e pretende conquistar uma vaga para o curso de Engenharia Elétrica. Nas mãos, o kit: máscara reserva, álcool, três canetas, identidade e um sanduíche. Boa sorte, Pedro!

Enem no Salesiano - Centro
Pedro Dias, 18, tenta Engenharia Elétrica. Crédito: Carlos Alberto Silva

11:37

Medição de temperatura

Os alunos que vão fazer a prova no Colégio Salesiano, em Vitória, passam por medição de temperatura antes de entrar no local de prova. Lembramos que o uso de máscaras é obrigatório e indispensável. Uma dica para evitar aglomerações é que o estudante, ao chegar ao local de prova, vá direto para a sala. A ideia é evitar ficar próximo a outras pessoas na entrada, durante a prova ou na saída. Segundo dados do Inep, 5.783.357 pessoas se inscreveram para o exame este ano.


11:32

Dicas para se proteger da Covid-19 durante o Enem

Em meio a um aumento no número de mortes em decorrência do novo coronavírus no país, estudantes devem se preocupar não apenas com o desempenho na prova, que pode garantir a entrada na universidade, mas também com a segurança, evitando o contágio da Covid-19. Ao jornalista Fábio Botacin, da Rádio CBN Vitória, a Doutora em Epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, cita a importância da limpeza das mãos e de levar máscaras extras para a prova, entre outros cuidados. Clique aqui e confira.


11:30

Portões abertos para todos

A partir de agora, às 11h30, os portões se abrem em todo o Brasil para todos os estudantes, e fecham pontualmente às 13h. Boa prova!


11:26

Família na torcida

Yuri Salles Gomes, de 19 anos, levou a família inteira para o local de prova, no Colégio Salesiano, em Vitória, onde chegou cedo. "É para me dar apoio. Vou tentar pela segunda vez e a família tem que estar junto para me dar suporte. Vou tentar Publicidade. Foi mais difícil me preparar nesse ano, todos passaram por dificuldades. Fiz um curso de casa mesmo, on-line. Foi um pouco complicado, mas tentei fazer a minha parte. Agora vamos ver, vai dar tudo certo." Ana Cândida Sena Salles Penal, de 42 anos, mãe de Yuri, torce para que o filho faça uma boa prova. "Fé em Deus que vai dar tudo certo. A família fica na torcida", disse. Para o pai Alessandro Gomes de Jesus, de 40 anos, faltou pouco no ano passado para o filho conquistar uma vaga no curso que deseja. "É preciso colocar na mão de Deus, ele fez a parte dele, estudou e se dedicou. Acreditamos que vai dar certo, pois ano passado ele foi super bem e fez uma ótima redação", completou.

Enem no Salesiano - Centro
Yuri Salles Gomes tem 19 anos e chegou cedo para o Enem com a família. Crédito: Carlos Alberto Silva

11:20

Expectativas altas e ansiedade antes da prova

Carolina Campos Falcão, de 19 anos, está com expectativas altas e muito ansiosa para o Enem. Neste ano, ela vai tentar o curso de Pedagogia. "Vamos torcer para dar tudo certo. Confiar no que estudamos. É a terceira vez que vou fazer a prova", disse. A mãe, que acompanha Carolina, ficará fora do Colégio Salesiano, em Vitória, na torcida. "A expectativa é grande, estou torcendo para que tudo dê certo e ela atinja o objetivo de entrar na faculdade", disse.

Enem no Salesiano - Centro
Carolina Campos Falcão, 19, tenta pedagogia. Crédito: Carlos Alberto Silva

11:15

Candidatos do grupo de risco já podem entrar nos locais de prova

A partir de agora, 11h15, os candidatos de grupo de risco já podem entrar nos locais de prova. Às 11h30, os portões abrem para todos. Fazem parte do grupo de risco pessoas com comorbidades (diabetes hipertensão, obesidade), grávidas, além de idosos, que têm mais chances de desenvolver uma forma mais grave da Covid-19.


11:10

Estudante aguarda abertura dos portões em Vitória

A estudante Ana Beatriz Nogueira Magalhães, 19 anos, foi uma das primeiras a chegar ao Colégio Salesiano, em Vitória, para fazer o Enem 2020. Ela aguarda a abertura dos portões do local de prova na manhã deste domingo (17). Neste ano, a jovem tenta pela terceira vez o Enem para Medicina. Ana Beatriz contou que tem uma rotina de estudos intensa. Começa a estudar às 7h e tem uma pausa às 13h. Depois de almoçar, volta a estudar entre 14h e 15h e continua até às 21h. Boa sorte, Ana!

Enem - colégio Salesiano
Ana Beatriz tem 19 anos e pretende cursar Medicina. Crédito: Carlos Alberto Silva

11:07

Para ninguém "ficar na mão"...

A vendedora ambulante Arlete Maria Caldeira, de 60 anos, trabalha há mais de 12 anos vendendo canetas na porta dos locais de prova. "Vou faturar um pouquinho e ficar até o portão fechar", disse.

Enem 2020: Arlete vende canetas em frente ao portão do Salesiano, em Vitória
Arlete vende canetas em frente ao portão do Salesiano. Crédito: Carlos Alberto Silva

10:45

Estratégia: qual a melhor ordem para resolver as questões?

A reportagem de A Gazeta conversou com professores, que revelaram ser preciso ter estratégias para render mais não apenas durante os estudos, mas também na hora da prova. A forma como as questões são respondidas pode influenciar diretamente na nota. Os especialistas fizeram uma análise a partir de dados de várias edições anteriores do Enem, compilados por um sistema de inteligência artificial. O estudo demonstra ainda que a prova de linguagens é onde são encontradas as maiores diferenças entre a porcentagem de acertos quando as questões aparecem nas primeiras posições na prova e quando aparece entre as últimas questões. Clique aqui e saiba mais!


10:40

De olho no relógio!

A abertura dos portões está prevista para às 11h30, e o fechamento deve acontecer pontualmente às 13h. Não será permitida a entrada após esse horário, portanto: de olho no relógio para não passar sufoco. O início das provas está previsto para acontecer às 13h30. Neste domingo (17), a aplicação da prova terá 5h30 de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início da prova. Boa sorte!

Divulgado edital com as regras da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso
O início das provas está previsto para acontecer às 13h30. Crédito: Futura Press/Folhapress

10:36

Uso errado de máscara pode eliminar candidato

Caneta transparente de cor preta e documento com foto sempre foram imprescindíveis aos estudantes que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, porém, em meio à pandemia do novo coronavírus, outro item se tornou obrigatório para a realização da prova: a máscara de proteção facial. O edital do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais (Inep) para a realização do Enem 2020 coloca a máscara facial como item obrigatório, sob pena de ser impedido de realizar a prova caso não esteja com a proteção. No documento ainda consta que o participante deve permanecer com a máscara durante toda a prova, cobrindo a boca e o nariz. Clique aqui e veja as regras para a utilização de máscara durante a prova.


10:34

Início da cobertura: acompanhe!

Começa a cobertura do Enem no Espírito Santo, feita pela reportagem de A Gazeta. Acompanhe os principais assuntos a partir de agora aqui, no tempo real, e no site www.agazeta.com.br. 

A Gazeta integra o

Saiba mais
Educação Enem Espírito Santo Grande Vitória espírito santo tempo real ES Sul ES Norte

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.