Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Luto na arte

Morre John Le Carré, de 'O Espião que Sabia Demais', aos 89 anos

Le Carré escreveu 25 romances e um volume de memórias, 'O Túnel de Pombos: Histórias da Minha Vida' (Record)

Publicado em 14 de Dezembro de 2020 às 09:28

Redação de A Gazeta

Publicado em 

14 dez 2020 às 09:28
O escritor John Le Carré
O escritor John Le Carré Crédito: BePolar/Reprodução/Instagram @bepolar.fr
O escritor britânico John Le Carré morreu aos 89 anos, neste sábado, dia 12. Autor de "O Espião que Sabia Demais" e de outros livros de espionagem, ele teve uma pneumonia. Sua morte foi confirmada por seu agente neste domingo (13).
"Com grande tristeza devo anunciar que David Cornwell, conhecido mundialmente como John Le Carré, morreu depois de uma curta doença, não relacionada com a Covid-19, na noite de sábado, 12 de dezembro. Ele tinha 89 anos. Nosso pensamento está com seus quatro filhos, sua família e sua mulher, Jane", publicou Jonny Geller, diretor do grupo Curtis Brown, agência com sede em Londres.
Le Carré ficou conhecido por livros com um texto elegante, fluido e sagaz que o consagrou. Sua carreira foi impulsionada pelo conhecimento real do mundo da espionagem. Seu primeiro romance, "O Morto ao Telefone", foi lançado em 1961, quando ele ainda trabalhava no MI6, o serviço de inteligência britânico.
Embora tenha iniciado suas publicações na mesma época em que James Bond ganhava as plateias dos cinemas, sua prosa sempre foi encaminhada para outro lado do cotidiano dos agentes secretos. A vida dos espiões em sua literatura não estava inscrita sempre no universo de glamour das aventuras de 007 e Le Carré sempre tratou de deixar isso bem claro.
Seus personagens podem ser covardes com breves momentos de coragem, profissionais atrapalhados ajudados pela sorte ou pessoas de caráter questionável. Esses retratos despertaram a ira de muitos de seus ex-colegas espiões, prontos a criticá-lo.
Le Carré escreveu 25 romances e um volume de memórias, "O Túnel de Pombos: Histórias da Minha Vida" (Record). Foram mais de 60 milhões de cópias de seus livros vendidas em todo o mundo.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Renan de Jesus Vicente e Sheyla Vitória de Oliveira
Dívida de R$ 600 por alto-falante motivou assassinato de comerciante em Viana
Danos causados por temporais nesta segunda-feira (27) em Cruz Alta, no noroeste do Rio Grande do Sul
Cidades do RS voltam a registrar danos após temporais
Pai Claudionor Vieira Rangel e filho Billy Rangel foram presos pelo homicídio
Pai e filho são presos por morte de homem em situação de rua em Vitória

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados