Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cenário

Mercado de livros encolheu 20% desde 2006, mostra pesquisa

Setor que teve queda mais brusca foi de livros científicos, e o único que cresceu foi o de obras religiosas

Publicado em 09 de Julho de 2020 às 16:37

Redação de A Gazeta

Publicado em 

09 jul 2020 às 16:37
Livro aberto: o que vamos escrever após a pandemia?
Os livros didáticos tiveram uma queda de 23% nas vendas ao mercado Crédito: Freepik/Divulgação
O faturamento do mercado editorial brasileiro encolheu 20% de 2006 a 2019, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
Ainda que o ano passado tenha visto um crescimento de 6% nas vendas, não foi um aumento suficiente para estancar a queda observada no período imediatamente anterior - em especial desde 2015, quando se agravou a crise econômica do país.
Quando se olha só as compras pelo mercado, sem contar as aquisições do governo, o decréscimo foi ainda mais brusco, de 29%.
O único grupo que cresceu entre os pesquisados foi o dos livros religiosos, que teve um aumento de 3% nas vendas para mercado e governo, em comparação com 14 anos atrás.
A queda mais acentuada foi a dos livros científicos, técnicos e profissionais, que tiveram redução de 42% na série histórica. O setor tinha sido alavancado pelos investimentos em ensino superior, de 2006 a 2014, mas as vendas caíram pela metade entre a segunda eleição de Dilma e o primeiro ano de governo Bolsonaro.
Os livros didáticos tiveram uma queda de 23% nas vendas ao mercado, mas as compras do governo -que representam metade do total de livros vendidos- estancaram a redução geral para 8% desde 2006.
O fechamento das livrarias por causa da pandemia, em março, interrompeu o crescimento promissor das vendas do mercado editorial em 2019.
Em abril, o faturamento com livros caiu quase pela metade, comparado com o mês anterior. Mas o valor vem se reerguendo mensalmente desde então, e a última contagem divulgada em junho, registrou um crescimento de 31% nas vendas -ainda que o número fosse 3% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado.
Há muita expectativa no setor quanto ao que vai acontecer com o faturamento agora que a maioria das lojas está em movimento de reabertura.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
O fazendeiro que quis abandonar o narcotráfico na Colômbia, mas não pôde
Taça EDP das Comunidades 2026
Acompanhe ao vivo as finais da Taça EDP das Comunidades 2026
Casagrande com presidente Lula em Brasília (2024)
“Meu candidato à Presidência é o Lula”, carimba Casagrande

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados