> >
Festival vai mostrar documentário e clipe produzidos por moradores de Regência

Festival vai mostrar documentário e clipe produzidos por moradores de Regência

O projeto "Identidade Regência" ofereceu oficinas audiovisuais para os moradores de Regência, em Linhares. O resultado será apresentado pela internet, no dia 17 deste mês

Publicado em 13 de julho de 2021 às 11:34

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Festival Cultural apresenta resultado do projeto Identidade Regência
Alunos do projeto fizeram documentário com personagens importantes da vila. (Divulgação)

Um videoclipe que mostra um cachorrinho perdido pelas ruas da bucólica Regência Augusta e um documentário que mostra a importância de três personagens do vilarejo em Linhares, no Norte do Estado.

As duas produções audiovisuais foram construídas pelos moradores durante a execução do projeto "Identidade Regência". O resultado do trabalho de um grupo formado por pelo menos 30 moradores da localidade será apresentado de forma on-line, no dia 17 deste mês.

O evento virtual vai contar ainda com as apresentações do grupo de Congo São Benedito de Regência e da banda linharense Cainã e a Vizinhança do Espelho. Daniel Morello, da MM Projetos Culturais, é o responsável pela produção. A ação conta com o apoio do Centro Tamar ICMBio e é realizado por meio do edital Doce ES, da Fundação Renova.

Entre maio e julho deste ano, um time de professores formado pelo artista e videomaker Cainã Morelato e pelos produtores audiovisuais Maurício Jacob e Felipe Corrêa ministraram oficinas de documentário e de videoclipe, abordando um passo a passo da prática para uma produção com qualidade profissional mesmo com poucos recursos.

“Eu queria que eles (os alunos) entendessem que já podem começar a produzir hoje, com o que eles já têm. E por isso as aulas foram um caminho imersivo, com uma abordagem envolvente, para instigar os alunos e provocá-los o tempo todo a contribuir com respostas. Os futuros artistas e profissionais estão em todos os lugares", disse Cainã.

PROJETO ADIADO

A ideia inicial era de que as atividades do "Identidade Regência" fossem realizadas em 2020, mas, por causa da pandemia, foi adiado e organizado este ano, quando o mapa de risco classificou a região como risco moderado.

Dessa forma, a programação prevista para acontecer de forma presencial, como a exibição do video clipe e o documentário, será on-line, no Youtube, às 17h do deste sábado (17). O projeto conta ainda com as apresentações do grupo de Congo São Benedito de Regência e da banda linharense Cainã e a Vizinhança do Espelho.

Aspas de citação

O projeto envolveu moradores de todas as idades, pessoas de 13 anos a 45 anos, cooperando, fazendo captação, aprendendo. Esse universo do audiovisual ganhou uma nova dimensão com a pandemia

Daniel Morello
Produtor cultural
Aspas de citação

Morello explicou que foram os alunos que escolheram os temas das oficinas. "Na de videoclipe, eles optaram por 'Vilarejo', música da Marisa Monte. O vídeo conta a história bem bacana de um cachorro que se perde, mas passeia por toda a vila até ser encontrado", diz. Já o documentário "Memórias de Regência Augusta" conta a história de três pessoas importantes do lugar.

Festival Cultural apresenta resultado do projeto Identidade Regência
Festival Cultural apresenta resultado do projeto Identidade Regência . (Divulgação)

FESTIVAL CULTURAL DE REGÊNCIA

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais