Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cultura

Empresa suspende serviço e Cinemateca pode ficar sem refrigeração

A instituição, um dos maiores acervos do cinema brasileiro, passa por uma crise financeira

Publicado em 10 de Junho de 2020 às 11:18

Redação de A Gazeta

Publicado em 

10 jun 2020 às 11:18
Cinemateca Brasileira fica na Vila Clementino, em São Paulo, e abriga a Biblioteca Paulo Emílio Salles Gomes
Cinemateca Brasileira fica na Vila Clementino, em São Paulo, e abriga a Biblioteca Paulo Emílio Salles Gomes Crédito: Instagram/@cinemateca.brasileira
A empresa que faz a manutenção da refrigeração da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, deixou de atender a instituição no fim da tarde desta terça (9), por falta de pagamento. Procurada, a Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), que gerencia o espaço desde 2018, confirmou a informação.
A instituição, um dos maiores acervos do cinema brasileiro, passa por uma crise financeira, com falta de repasses e salários de funcionários atrasados desde abril.
A falta de manutenção e eventual corte do fornecimento de energia comprometem o acervo da Cinemateca. São cerca de 250 mil rolos de filmes, do cinema mudo a produções mais recentes, que precisam de controle constante de temperatura e umidade.
instituição ainda tem um depósito com rolos de nitrato de celulose, material altamente inflamável e usado até meados do século 20 na produção audiovisual. O risco de incêndio aumenta se as películas não forem guardadas sob condições adequadas. O prédio da Cinemateca é tombado e já sofreu com enchentes e incêndios, o último em 2016.
O limbo em que se encontra a Cinemateca é resultado da suspensão do contrato entre o Ministério da Educação e a Acerp, em dezembro do ano passado.?
Até este mês, o governo Bolsonaro não depositou nenhuma parcela do repasse anual de R$ 12 milhões à Acerp. ?O governo afirma que a Cinemateca está em fase de reincorporação pela União, e, dessa forma, deixaria de ser gerida pela organização social.
O Ministério do Turismo, inclusive, já está elaborando contratos emergenciais de manutenção, segurança e brigada de incêndio para a instituição. A ideia é que eles entrem em vigor assim que a entidade seja reincorporada pelo ministério.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Sandra Helena Moreira, de 47 anos, foi morta a tiros no interior de Cachoeiro
Acusado de matar ex-cunhada a tiros vai a júri popular em Cachoeiro
Marcelo Santos, Euclério Sampaio, Ricardo Ferraço, Sérgio Vidigal e Josias da Vitória
UP: Altas Conjecturas. Ricardo corre o risco de perder aliado vital
Pai se ajoelha no chão para orar enquanto policiais fazem a manobra de Heimlich para salvar o bebê Mathias na Serra
Policiais salvam bebê de 45 dias de engasgo na Serra; veja vídeo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados