> >
Curtiu 'The Third Day'? Veja outras 10 séries de horror imperdíveis

Curtiu "The Third Day"? Veja outras 10 séries de horror imperdíveis

Trama britânica está em cartaz na HBO, com exibições às segundas-feiras, sempre às 21h

Publicado em 22 de setembro de 2020 às 12:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jude Law é uma das estrelas da série de horror britânica
Jude Law é uma das estrelas da série de horror britânica "The Third Day". (HBO/Divulgação)

Alçadas ao status de cult, revelando nomes como Jordan PeeleRobert EggersAri Aster - três dos realizadores mais talentosos da atualidade em Hollywood -, as produções de horror ganharam o público e a crítica com roteiros que mostram, quase sempre, o medo do "mundo real", explorando temas como o racismo, o sexismo e a desigualdade social.   

Muitas produções de TV apontam para a mesma vibe, com séries que usam o realismo fantástico, e terror psicológico, para abordar situações do cotidiano. Como exemplo, podemos citar a excelente "The Third Day", que estreou na HBO na semana passada, arrancando elogios dos fãs do gênero. 

Com episódios exibidos às segundas-feiras, às 21h, a minissérie mostra o cotidiano da ilha britânica de Osea, conhecida por suas mitologias, isolamento e por passagens que são encobertas diariamente pelo mar, ou seja, só se pode sair ou entrar durante um determinado período. A HBO liberou o primeiro capítulo, para você ir entrando no clima de mistério de "The Third Day".

A trama de Dennis Kelly e Felix Barrett, que, em alguns momentos, bebe na fonte de "Midsomar" (2019), especialmente por usar rituais pagãos para acentuar o racismo, a dor do luto e a ambição desmedida de um povo sem padrões morais,  é dividida em capítulos que retratam as estações do ano, quase como uma antologia. 

Sam, vivido por Jude Law - despindo-se de sua conhecida beleza física e em grande a atuação -, protagoniza os episódios que retratam o verão. Helen, interpretada por Naomie Harris, está nos capítulos que representam o inverno.  Aqui, você pode ver o trailer da minissérie. 

O que Sam e Helen tem em comum? São pessoas amarguradas, com o passado marcado por erros e ressentimentos, que acabam usando Osea para espiar suas culpas. O problema é que o sentimento de pertencimento dos moradores do local faz com que "intrusos" não sejam bem-vindos. Contar mais, seria dar spoilers. 

Em um exemplo inovador de metalinguagem, com a fusão entre audiovisual e teatro, a HBO promete mostrar, no início de outubro, o capítulo de outono, apresentado ao vivo, com a volta de Sam e Helen à perigosa Osea. Serão 12 horas de transmissões ininterruptas. A emissora não confirmou se o especial será exibido no Brasil. 

Aproveitando a estreia de "The Third Day", o "Divirta-se" listou dez séries de horror imperdíveis, capazes de fazer você perder o sono.

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    NOS4A2 (Nosferatu)

    É impossível começar a lista sem citar a melhor, e mais incompreendida, série de horror do momento. Exibida pela AMC (disponível também no Amazon Prime Video), a trama é baseada na obra de Joe Hill, filho de Stephen King, e presta uma necessária homenagem ao clássico "Nosferatu" (1922), símbolo máximo do expressionismo alemão.  Com grandes atuações de Ashleigh Cummings, Ólafur Darri Ólafsson e Zachary Quinto, a história abusa do naturalismo para contar a trajetória de um vampiro amargurado que se alimenta da alma de crianças maltratadas pelos pais, levando-as para um mundo de escuridão conhecido pelo singelo nome de "Terra do Natal". Precisa dizer mais alguma coisa?  

  • 02

    American Horror Story

    Brilhante antologia, em nove temporadas, criada por Ryan Murphy (sempre ele) e Brad Falchuk.  O programa já conta com ótimos atores no elenco, como Jessica Lange, Kathy Bates, Angela Bassett e Sarah Paulson. A mais polêmica das temporadas, "Hotel", estrelada por Lady Gaga, merece ser assistida por seu horror gore. A sétima, "Cult", retrata a paranoia que tomou conta de parte da sociedade norte-americana após a eleição de Donald Trump, em 2016. Em cartaz na Claro Video, Globoplay e Amazon Prime.  

  • 03

    Dark

    A produção alemã, criada por Baran bo Odar e Jantje Friese em 2017, tornou-se uma das queridinhas da Netflix. São três temporadas que mostram tempos paralelos e intrigas policiais para investigar uma série de desaparecimentos que ocorrem perto de uma usina nuclear. Os acontecimentos podem estar relacionados a mistérios que aconteceram na década de 1980.

  • 04

    Ratched

    Mais uma invenção de Ryan Murphy, desta vez baseada na literatura de Ken Kesey, mais especificamente na personagem Ratched, a tirana enfermeira de "Um Estranho no Ninho", que, no cinema, foi interpretada por Louise Fletcher, premiada com um Oscar em 1976 pelo papel.  Na série, Ratched é vivida pela talentosa (e atriz-fetiche de Murphy) Sarah Paulson.  A história tem início em 1947 e acompanha a jornada de Mildred Ratched, que vai de enfermeira a um monstro completo, rastreando sua progressão assassina através do sistema de saúde mental. Em cartaz na Netflix.

  • 05

    Castle Rock

    Disponível na Starzplay,  a série é baseada no multiverso criado por Stephen King.  São duas temporadas em formato de antologia. As tramas se passam em Castle Rock, cidade fictícia localizada no estado do Maine, nos Estados Unidos. A segunda temporada, superior à inicial, remete ao clássico "Misery - Louca Obsessão", uma das obras mais conhecidas do mestre do horror. A atração, inclusive, é um deleite para os fãs de King. A todo momento, aparecem na tela referências sobre seus livros e personagens. 

  • 06

    The Terror

    Série britânica com duas temporadas em cartaz na Amazon Prime Vídeo. A primeira, melhor das duas, é baseada no livro homônimo de Dan Simmons e tem como referências mitologias do folclore japonês. A trama segue um navio expedicionário que acaba preso no ártico. Sua população precisa sobreviver a um ataque comandando por uma misteriosa criatura predadora. Um horror alegante, à moda antiga. 

  • 07

    A Maldição da Residência Hill

    Considerado uma das melhores atrações originais da Netflix, "A Maldição da Residência Hill" acerta ao misturar cenas de puro terror com passagens de horror psicológico, juntando fantasmas a erros do passado. A trama, criada por Mike Flanagan ("Doutor Sono")  mostra os dilemas de cinco irmãos que cresceram na mansão Hill, a casa mal-assombrada mais famosa dos Estados Unidos. Adultos, retornam ao lugar após o suicídio da irmã.

  • 08

    Servant

    Impossível não ficar interessado em uma série criada por M. Night Shyamalan, o diretor por trás de obras como "O Sexto Sentido" e "A Vila". Aqui, o realizador presta uma homenagem ao clássico "O Bebê de Rosemary", de Roman Polanski. O casal Dorothy (Lauren Ambrose) e Sean Turner (Toby Kebbell) contratam Leanne (Nell Tiger Free) para ser a babá de seu filho recém-nascido. Mas, com o passar do tempo, fica explícito que nada é realmente o que parece. A tensão é constante na série disponível na Apple TV +  

  • 09

    Black Mirror

    A série antológica criada por Charlie Brooker conta com cinco temporadas. Brooker, explicitamente, presta homenagens a vários programas de horror clássico, em especial "Além da Imaginação" e "Tales of the Unexpected".  Como o próprio realizador definiu em entrevista na época do lançamento da série, "cada episódio tem um elenco diferente, um cenário diferente e até mesmo uma realidade diferente, mas todos se tratam da forma que vivemos agora", ou seja, "Black Mirror" radiografa, com maestria, os horrores da vida moderna, apresentando personagens escravizados pela tecnologia e pela  revolução industrial. Disponível na Netflix. 

  • 10

    Supernatural

    Em cartaz na Globoplay e na Amazon Prime, "Supernatural", que está chegando ao final com a sua 15º temporada,  foi, por muitos anos, uma das maiores apostas do canal The WB Television Network nos Estados Unidos. A série narra a história de dois irmãos que caçam demônios, fantasmas, monstros e todo tipo de criatura sobrenaturais. A história, criada por Eric Kripke, acerta por sua agilidade, ao misturar ação e a aventura ao puro horror, e pela escalação da dupla Jared Padalecki e Jensen Ackles, em perfeita química.  

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais