> >
Agnès Varda, influente cineasta francesa, morre em Paris aos 90 anos

Agnès Varda, influente cineasta francesa, morre em Paris aos 90 anos

No Festival de Cannes, ela apresentou mais de uma dúzia de filmes entre 1958 e 2018

Publicado em 29 de março de 2019 às 14:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A cineasta francesa Agnès Varda. (Reprodução/Instagram @agnes.varda)

A influente diretora francesa Agnès Varda morreu na manhã desta sexta-feira, 29, aos 90 anos, em Paris. Associada ao movimento da Nouvelle Vague, a cineasta morreu por conta de um câncer de mama.

Em fevereiro deste ano, Agnès Varda foi ao Festival de Berlim receber seu prêmio homenagem e apresentar um novo filme, Varda par Agnès, tido pela crítica como seu testamento poético. Cansada de ministrar master classes, ela fez um filme que não deixa de seguir o formato.

Sua rica filmografia inclui obras como Cleo das 5 às 7, Os Renegados (pelo qual ela levou o Leão de Ouro de Berlim em 1985), Jacquot de Nantes e Os Catadores e Eu.

Este vídeo pode te interessar

Por anos, ela foi presença garantida no Festival de Cannes, onde apresentou mais de uma dúzia de filmes entre 1958 e 2018. Agnès participou de dois júris do festival e recebeu a Palma de Ouro honorária, em 2015, por sua obra completa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais