> >
90 livros serão lançados na Feira Literária Capixaba; veja programação

90 livros serão lançados na Feira Literária Capixaba; veja programação

Evento acontece entre os dias 22 e 26 de maio, na Ufes

Publicado em 21 de maio de 2019 às 14:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O juiz e escritor Felipe Benichio é capixaba e mora em São Paulo. (Arquivo pessoal/Gazeta Online)

Entre os dias 22 e 26 de maio, acontece a 6ª Feira Literária Capixaba (Flic-ES), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Nesta edição, vão acontecer 90 lançamentos de livros durante a programação. Além das obras, o evento vai promover atividades culturais e apresentações de grupos folclóricos e de dança durante 12 horas por dia.

O juiz Felipe Benichio, que é capixaba mas atua em São Paulo, será um dos escritores a lançar sua obra durante a feira. Ele escreveu "O Último Escritor", seu segundo livro, que é um romance e conta a história de cinco amigos. "Os amigos têm uma revista literária durante a faculdade e acabam se separando, terminam os cursos. E o livro se passa quando eles se reencontram, anos depois, por conta de uma das integrantes que volta do exterior", lembra.

Aspas de citação

É a minha primeira vez na feira e estou muito feliz com a oportunidade. Lancei esse livro na semana passada, em São Paulo, e agora vou lançá-lo no Espírito Santo

Felipe Benichio, juiz e escritor
Aspas de citação

Segundo ele, as personagens discutem os projetos que desenvolveram ao longo dos anos e, também, falam um pouco de histórias que estão elaborando nesse meio tempo. Por isso, o escritor adianta que a metalinguagem foi muito usada na obra. "E os temas são variados, então a obra fica rica", conta.

Para o escritor, a inspiração para as obras vêm até de uma cena do cotidiano, quando ele vê e pensa: "Nossa, isso podia ser uma história". A escrita, no caso de Felipe, é um segundo trabalho que tem o papel de fazê-lo viajar com as palavras. "É diferente do Direito. A escrita jurídica não sei se chama tanto a atenção (risos), mas o livro tem que prender o leitor", reitera.

AMPLIAR O PÚBLICO

De acordo com a presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, Renata Bomfim, que também é quem coordena o evento na Ufes, a ideia sempre é ampliar o evento tanto na oferta quanto na prospecção de potenciais visitantes. Isso porque ela enxerga que, a cada edição, mais jovens e adultos se interessam pelos temas tratados e a escolha da diversidade, desta vez, chegou em boa hora. "Para valorizar todo mundo que escreve diferentes gêneros, faz diferentes atividades e promove jeitos distintos de alguma cultura", corrobora.

Para ela, a edição de 2019 da feira será a mais ousada, mas também deve ser a que mais reunirá público. "Esperamos mais de 10 mil visitantes durante toda a programação. Esse é o número que já recebemos em edições anteriores. Como dessa vez estamos maiores, a expectativa é de que esse número aumente naturalmente", relata, indicando que a Flic abrigará cerca de 90 lançamentos de livros e também dezenas de apresentações de dança e música ao longo das 12 horas diárias de evento. "Temos 400 pessoas envolvidas na produção para poder dar conta de tudo e todos estamos bem confiantes", reitera.

A presidente pondera que também já recebeu confirmação de, ao menos, 70 ônibus programados para visitar o evento. O transporte levará estudantes do ensino público do Espírito Santo para conhecer o local e tudo o que ele tem para oferecer. "Nosso interesse é que esses jovens virem assíduos da Flic. Queremos cativar e estamos vendo no nosso histórico que isso está acontecendo", comemora.

PROGRAMAÇÃO

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Flic-ES

SERVIÇO

6ª Feira de Literatura Capixaba (Flic)

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (Av. Fernando Ferrari, Goiabeiras, Vitória)

Data: de 22 a 26 de maio de 2019, das 9h às 20h

Este vídeo pode te interessar

Ingressos: entrada franca para toda a programação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais