> >
Crianças capixabas lançam animação sobre a preservação do manguezal

Crianças capixabas lançam animação sobre a preservação do manguezal

"Dia do Manguezal", criado pelos alunos da  (Cmei) Jacyntha Ferreira Simões, será lançado nesta quarta (11), no Cine Metrópolis, com entrada franca

Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 18:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cena da animação "Dia do Manguezal". (Instituto Marlin Azul/Divulgação)

O lúdico e a pureza do olhar infantil para abordar a (eterna) necessidade da preservação do meio ambiente.  Assim, com delicadeza e sensibilidade, 40 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira Simões, de Goiabeiras, Vitória, conceberam a animação "Dia do Manguezal", que será lançada nesta quarta-feira (11), às 8h30, no Cine Metrópolis, com entrada franca. A sessão contará com apresentação de trilha sonora ao vivo. Na abertura, os "alunos-cineastas" vão apresentar algumas músicas usadas no curta-metragem.

Instaladas em um dos berços do congo capixaba, a região de Goiabeiras Velha, os pequenos aprenderam desde cedo a cantar as músicas, dançar e tocar tambores e casacas.  As aulas semanais da escola têm a orientação de Sagrilo, coordenador do projeto Instrumentarte/Circuito Cultural, e do mestre Valdemiro, da Banda de Congo Panela de Barro.

Foi a partir da escolha das músicas pelos alunos e da gravação do áudio da roda de congo infantil que o filme começou a ser concebido. Ao longo do semestre, os estudantes (que frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental) produziram desenhos, pinturas e aquarelas com tintas naturais do mangue, criaram cenários em caixas de papel, personagens recortados, objetos modelados em barro, massinha colorida e encenaram as sequências que compõem o roteiro do desenho.

Cena do curta-metragem "Dia do Manguezal", desenvolvido pelos alunos da (Cmei) Jacyntha Ferreira Simões . (Instituto Marlin Azul/Divulgação)

A estreia de "Dia do Manguezal" é uma ação conjunta do Projeto Animação Ambiental/ Instituto Marlin Azul, em parceria com o projeto de extensão da Ufes, Narradores da Maré, e o Cmei Jacyntha Simões. Além disso, o filme conta com o apoio  especial do projeto Instrumentarte/Circuito Cultural - SEMC.

A animação foi concebida para sintetizar e comemorar o trabalho de conscientização ambiental da turma, a partir das produções de desenhos, pinturas e das toadas de congo que elas gostam de cantar e tocar.  Há mais de 20 anos, as Professoras da Educação Infantil Pública de Vitória Fabíola Fraga e Márcia Dias realizam na escola um trabalho voltado para a valorização da cultura regional de Goiabeiras e a preservação do ecossistema manguezal. 

Em 2012, inclusive, as crianças escreveram uma carta para a Prefeitura de Vitória e à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que resultou na criação de uma lei que promove 26 de julho como sendo o Dia Municipal do Manguezal.  Agora, por meio das técnicas de animação 2D, stop motion e pixilation, os pequenos cineastas mandam o seu recado também nas telas de cinema.

Cena do curta-metragem "Dia do Manguezal". (Instituto Marlin Azul/Divulgação)

Após o lançamento no Cine Metrópolis, o curta-metragem também será exibido na comunidade de Goiabeiras Velha e, posteriormente, lançada em DVD para distribuição entre os alunos, escolas e instituições ligadas à defesa do meio ambiente.

DIA DO MANGUEZAL

Este vídeo pode te interessar

  • QUANDO: Nesta quarta-feira (11), às 8h30, no Cine Metrópolis. Avenida Fernando Ferrari, 514, UFES, Goiabeiras, Vitória. Informações: (27) 3335-2376
  • INGRESSOS: Entrada franca 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais