> >
TIM deve seguir Claro e entrar no 5G antes de leilão

TIM deve seguir Claro e entrar no 5G antes de leilão

Com a novidade, a TIM entra na briga com a Claro pela oferta de serviços de quinta geração, mesmo antes do leilão de frequência, adiado para 2021 devido à pandemia

Publicado em 10 de julho de 2020 às 19:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Conheça as tecnologias que permitem controlar os ambientes de casa pelo celular
Operadores de telefonia entram na disputa pela oferta de serviços de quinta geração. (Pixabay)

O presidente da TIM, Pietro Labriola, anunciou nesta sexta-feira (10) que a operadora de telefonia deve lançar até setembro um serviços de banda larga 5G em três cidades do país. O anúncio foi feito em convenção on-line da operadora com seus funcionários, aberta a jornalistas.

Com a novidade, a TIM entra na briga com a Claro pela oferta de serviços de quinta geração, mesmo antes do leilão de frequência, adiado para 2021 devido à pandemia.

A Claro passa a oferecer o serviço 5G a partir da próxima semana em bairros do Rio e São Paulo. Para isso, enquanto o leilão de novas frequências não é realizado, a operadora deve distribuir o sinal 5G nas frequências já existentes, liberando velocidade maior para celulares compatíveis com a nova tecnologia.

"Em três cidades do Brasil, nos próximos meses, vamos lançar um novo serviço, com a possibilidade de oferecer a mesma qualidade da fibra na rede móvel. Isso vai permitir chegar com ultra broadband [ultra banda larga] em regiões onde hoje ela não chega, alavancando a tecnologia 5G", disse Labriola, durante sua apresentação na convenção.

A assessoria de imprensa da TIM informou após a apresentação de Labriola que as três cidades serão Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS).

Segundo a assessoria, a operadora vai utilizar a técnica DSS (dynamic spectrum sharing, em inglês), tendo Ericsson, Huawei e Nokia como fornecedores, e aproveitando frequências do espectro atual (4G) para chegar à velocidade do 5G. Além disso, utilizará a tecnologia FWA para disponibilizar banda larga fixa em cima da rede móvel.

O executivo anunciou ainda que a operadora passa a oferecer, a partir desta sexta-feira, em parceria com o C6, um pacote conjunto de serviços de telecomunicação e conta digital.

Segundo Labriola, a crise do coronavírus mostrou a relevância das contas digitais, num país que tem 45 milhões de pessoas sem conta bancária e novos produtos deverão ser apresentados para esse público em breve. A parceria entre a TIM e o C6 havia sido anunciada em março.

O presidente da TIM disse ainda que, com a redução da entrada de novos clientes no mercado de telecomunicações nos próximos anos, o foco da operadora deve ser ampliar a oferta de serviços para consumidores que terão maior necessidade de uso de dados.

Ele lembrou que, entre 2010 e 2016, o mercado cresceu em mais de 34 milhões de novas linhas. Em 2020, serão apenas 1,5 milhão de novos clientes, mas a necessidade de consumo de dados deve crescer três vezes nos próximos anos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais