Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Economia
  • Taxa de desemprego fica em 7,8%, a menor desde fevereiro de 2015
Mercado de trabalho

Taxa de desemprego fica em 7,8%, a menor desde fevereiro de 2015

Segundo dados do IBGE, número de desocupados no País no trimestre encerrado em agosto foi de 8,4 milhões

Publicado em 29 de Setembro de 2023 às 13:49

Agência Estado

Publicado em 

29 set 2023 às 13:49
RIO DE JANEIRO – A taxa de desemprego no trimestre encerrado em agosto no Brasil ficou em 7,8%, uma leve queda em relação aos 7,9% registrados no trimestre terminado em julho. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um recuo de 1,1 ponto porcentual — era de 8,9%. É a menor taxa de desocupação desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015 (7,5%).
Carteira de trabalho digital.
Carteira de trabalho digital Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
De acordo com os dados da Pnad Contínua, divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo IBGE, a população desocupada no período foi de 8,4 milhões, o menor contingente desde o trimestre móvel encerrado em junho de 2015, quando ficou em 8,5 milhões.
A população ocupada, de 99,7 milhões de pessoas, por sua vez, cresceu 1,3% no trimestre (mais 1,3 milhão de pessoas) e 0,6% (mais 641 mil pessoas) no ano, de acordo com o IBGE. “O nível da ocupação (porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi estimado em 57%, crescendo 0,6 ponto porcentual frente ao trimestre de fevereiro a abril (56,4%) e ficando estável no ano”, informa o instituto, em comunicado.
O rendimento médio dos trabalhadores foi de R$ 2.947, o que representa uma estabilidade em relação ao trimestre anterior e um crescimento de 4,6% no ano. “A massa de rendimento real habitual (R$ 288,9 bilhões) foi recorde da série histórica, crescendo 2,4% frente ao trimestre anterior e 5,5% na comparação anual”, diz o IBGE.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

O abraço pode ser um gesto simples, mas traz diversos benefícios para a saúde física e mental (Imagem: Gorodenkoff | Shutterstock)
Como na canção, a hora do encontro é também despedida
Imagem de destaque
Corporativismo distorcido não apenas na Polícia Militar do ES
Exposição com fotos de Sebastião Salgado foi a escolhida para a abertura do Cais das Artes
Cais das Artes e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha: um legado para o ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados