> >
PF faz operação para desarticular esquema de estelionato em CPF no ES

PF faz operação para desarticular esquema de estelionato em CPF no ES

As principais vítimas dos criminosos eram aposentados, que tinham as idades alteradas pelos bandidos para facilitar a concessão dos empréstimos mediante fraude.

Publicado em 9 de julho de 2019 às 14:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Malote com o material apreendido na Operação Rejuvenate, da Polícia Federal. . (Polícia Federal)

Com o objetivo de desarticular um esquema de estelionato no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a Polícia Federal do Espírito Santo realizou, na manhã desta terça-feira (09), a operação Rejuvenate. As principais vítimas dos criminosos eram aposentados, que tinham as idades alteradas pelos bandidos para facilitar a concessão dos empréstimos mediante fraude. Nove discos rígidos de computador foram apreendidos.

A ação foi realizada através da Delegacia de Crimes Fazendários (DELEFAZ) e contou com a participação de 11 policiais federais. A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão na sede de uma empresa financeira e na residência dos proprietários, ambos localizados em Vitória. O resultado foi a apreensão de nove discos rígidos de computador.

De acordo com a Polícia Federal, a ação investiga um esquema de estelionato que costuma ter como vítimas pessoas aposentadas. A suspeita é que o crime seria praticado pelos administradores da financeira investigada.

"Havia a tomada de empréstimos fraudulentos junto à Caixa Econômica Federal em face da adulteração do ano de nascimento de idosos no cadastro do CPF da Receita Federal, a fim de que fosse possível a sua concessão com a diminuição da idade do aposentado e posteriormente a apropriação indevida dos valores concedidos pela Caixa. Desta forma, a idade dos idosos eram alteradas de modo a facilitar a concessão dos empréstimos mediante fraude, fato que ensejou o nome da operação “Rejuvenate” que significa em latim rejuvenescimento", explicou a PF por nota.

Os investigados, que não foram identificados pela PF, poderão responder pelos crimes de Estelionato, Falsidade Ideológica, e Inserção de Dados Falsos em Sistema de Informações.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais