> >
Mesmo com queda histórica do PIB, Economia diz que país dá sinais de recuperação

Mesmo com queda histórica do PIB, Economia diz que país dá sinais de recuperação

Em nota informativa divulgada pela Secretaria de Política Econômica (SPE), o órgão ressalta que os indicadores mostram que a atividade econômica continua se recuperando

Publicado em 1 de setembro de 2020 às 11:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Projeção de crescimento para o PIB do ES varia de 1,3% a 5,2% em 2020
Para a SPE, é importante a continuidade da agenda de reformas estruturais e da consolidação fiscal, para que a retomada seja "consistente". (Pixabay)

Depois de a economia brasileira retroceder 9,7% no segundo trimestre, o Ministério da Economia se esforçou para passar a mensagem de que o número representa o pior da crise causada pela pandemia do coronavírus e que já passou. Em nota informativa divulgada pela Secretaria de Política Econômica (SPE), o órgão ressalta que os indicadores mostram que a atividade econômica continua se recuperando e que analistas de mercado estão melhorando continuamente desde junho suas projeções para o desempenho da economia neste ano, dado a resultado positivos de indicadores como do varejo e da indústria.

"Deve-se salientar que a queda da atividade neste trimestre deverá ser a mais severa da pandemia do coronavírus, uma vez que já é possível identificar sinais de recuperação nos meses posteriores", afirma a nota.

A secretaria ressalta que, para que a retomada seja "consistente", é importante a continuidade da agenda de reformas estruturais e da consolidação fiscal.

Enquanto o governo prepara um programa para aumentar o investimento público - o Pró-Brasil - a SPE destacou que o caminho para o crescimento sustentado passa pelo aumento do investimento privado.

"Não há outro caminho que resulte em elevação do bem-estar dos brasileiros a não ser medidas que busquem a correção da má alocação e incentive a expansão do setor privado", aponta o texto.

A secretaria destacou ainda que a queda da atividade no Brasil está entre as menores em relação às principais economias e citou que a queda nos países do G-7, os sete mais ricos, foi de 11,9% no segundo trimestre, enquanto em emergentes como Chile, México e Índia foram de -13,7%, -19% e -23,9%, respectivamente.

DESTAQUES

A nota da SPE destaca como positivo o desempenho da agropecuária, que terá safra recorde em 2020. O setor apresentou alta de 0,4% no 2 trimestre. Já os desempenhos da indústria de transformação (queda de 17,5%) e serviços (-9,7%) foram os destaques negativos.

Para a SPE, medidas de preservação de emprego e da renda adotadas pelo governo limitaram uma deterioração mais aguda da economia.

O órgão destacou ainda que a agenda de reformas está sendo retomada e citou a aprovação do marco legal do saneamento e projetos que estão tramitando, como a mudança na lei de falências, no setor de gás e para o desenvolvimento do transporte de cabotagem.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais