A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Economia
  • Impacto dos preços das passagens aéreas sobre inflação preocupa, diz Haddad
Economia

Impacto dos preços das passagens aéreas sobre inflação preocupa, diz Haddad

A prévia da inflação ficou em 0,40% em dezembro, 0,07 ponto percentual maior que a de novembro

Publicado em 28 de Dezembro de 2023 às 15:20

Agência FolhaPress

Publicado em 

28 dez 2023 às 15:20
O impacto dos preços das passagens aéreas sobre a inflação é motivo de preocupação, afirmou o ministro Fernando Haddad (Fazenda) nesta quinta-feira (28).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que ‘O mundo precisa recuperar a fé em soluções multilaterais’
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O componente pressionou o resultado do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) de dezembro, que acelerou a 0,40% e ficou acima das previsões do mercado financeiro.
Segundo dados divulgados nesta quinta pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA-15 fechou 2023 com alta de 4,72% no acumulado de 12 meses.
"O que está nos preocupando em relação ao IPCA é um item: as passagens aéreas. Cresceram nos últimos quatro meses 65%. Já estavam caras quatro meses atrás e agora subiram 65%", disse Haddad.
"Não é inflação que afeta de maneira uniforme toda sociedade, mas afeta quem faz uso desse meio de transporte. Eu não sei quanto os 65% representam sobre o IPCA, mas não é de se desconsiderar", acrescentou.
O ministro comentou o dado de inflação durante coletiva de imprensa para detalhar novas medidas econômicas, como a reoneração gradual da folha de pagamentos.
Em dezembro, 7 dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados no IPCA-15 tiveram alta de preços. A maior variação (0,77%) e o principal impacto (0,16 ponto percentual) vieram de transportes. Dentro desse grupo, o subitem passagem aérea subiu 9,02% -o maior impacto individual no índice do mês (0,09 ponto percentual).
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Acidente entre caminhão e carro deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-101, em Rio Novo do Sul
Acidente na BR 101 mata duas pessoas em Rio Novo do Sul
Candidaturas negras crescem no ES
Negros foram maioria entre os candidatos, mas não predominam entre os eleitos no ES
Imagem de destaque
'Ele achou que já estava eleito': os erros da campanha de Flávio Bolsonaro no segundo turno apontados por analistas

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.