> >
Guedes diz que queda do PIB neste ano deve ser mais suave do que esperado

Guedes diz que queda do PIB neste ano deve ser mais suave do que esperado

Em evento virtual do Credit Suisse, ele disse que a retração deverá ficar abaixo do patamar estimado hoje por alguns agentes do mercado financeiro, entre 4% e 5%

Publicado em 9 de setembro de 2020 às 16:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ministro da Economia, Paulo Guedes, em cerimônia no Palácio do Planalto
Ministro da Economia, Paulo Guedes, em cerimônia no Palácio do Planalto. (Edu Andrade/ Ascom/ ME)

O ministro Paulo Guedes (Economia) disse nesta quarta-feira (9) que o PIB (Produto Interno Bruto) deverá apresentar uma queda neste ano mais suave do que o esperado atualmente pelo governo e instituições financeiras.

Em evento virtual do Credit Suisse, ele disse que a retração deverá ficar abaixo do patamar estimado hoje por alguns agentes do mercado financeiro, entre 4% e 5%.

Para o ministro, a recuperação da atividade econômica do Brasil, após a crise da Covid-19, está mais rápida do que projetado.

Guedes reforçou o discurso de controle dos gastos públicos e reformas estruturantes, apesar da flexibilização de algumas regras fiscais neste ano diante da pandemia do coronavírus.

Segundo ele, antes da crise da Covid-19, os dados econômicos do Brasil eram bastante positivos.

Atualmente, a projeção oficial do Ministério da Economia é que o PIB deverá cair 4,7% em 2020, mas a equipe de Guedes já vem apresentando um discurso de que essa previsão deverá ser alterada.

Na semana passada, o secretário especial de Fazenda da pasta, Waldery Rodrigues, avaliou que o pior momento da crise já ficou para trás e, portanto, a perspectiva de queda de 4,7% deverá passar por revisão.

A projeção média do mercado financeiro está em queda de 5,31% do PIB neste ano, segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais