Sair
Assine
Entrar

  • Início
  • Economia
  • Faturamento real na indústria cai 0,9% em junho ante maio, com ajuste, diz CNI
Crise econômica

Faturamento real na indústria cai 0,9% em junho ante maio, com ajuste, diz CNI

Segundo os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria, na comparação com junho do ano passado, porém, houve aumento de 13,4%

Publicado em 02 de Agosto de 2021 às 16:31

Agência Estado

Publicado em 

02 ago 2021 às 16:31
Participação da indústria de transformação no PIB nacional está em 11%
Participação da indústria de transformação no PIB nacional está em 11% Crédito: Freepik
Depois de subir em maio, o faturamento da indústria voltou a cair em junho, acompanhado de um aumento na Utilização da Capacidade Instalada (UCI) e leve variação positiva nas horas trabalhadas. De acordo com os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o primeiro semestre de 2021, porém, registrou aumento significativo no faturamento e nas horas trabalhadas na comparação do mesmo período de 2020, quando o Brasil foi fortemente atingido pelo início da pandemia do coronavírus.
No mês passado, o faturamento das fábricas brasileiras caiu 0,9% ante maio, já considerando os efeitos sazonais entre os dois meses. Na comparação com junho do ano passado, porém, houve aumento de 13,4%. No primeiro semestre, a alta foi de 17%.
Já o emprego na indústria cresceu 0,5% em junho ante maio. Aumentou 6,6%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De janeiro a junho, o emprego no setor subiu 3,2%.
Apesar da queda no faturamento, as horas trabalhadas nas fábricas aumentaram levemente em junho, 0,3% em relação a maio, considerando o ajuste sazonal. Com isso, a Utilização da Capacidade Instalada na indústria chegou a 82,9% em junho, alta de 0,9 pontos porcentuais em relação ao mês anterior e de 9,1 p p. na comparação anual.
A massa salarial real na indústria aumentou 1,1% em relação a maio e 5,3% na comparação com junho de 2020. No semestre, o aumento foi de 1,8%.
Já o rendimento médio real no setor teve queda de 0,9% no mês, de 1,2% no comparativo anual e de 1,3% no semestre.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Reforma Tributária exige adaptação estrutural na gestão financeira dos negócios (Imagem: Kowit Lanchu | Shutterstock)
ES é Estado que mais avança em economia e lidera em gestão fiscal, aponta CLP
Imagem de destaque
7 sobremesas para o Dia das Mães que vão surpreender a família
Semana S reúne milhares de pessoas no ES
Semana S vai oferecer serviços gratuitos e vagas de qualificação em mais de 270 ações no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados