> >
Desvio fiscal do país não é tão grande quanto mercado avaliou, diz presidente do BC

Desvio fiscal do país não é tão grande quanto mercado avaliou, diz presidente do BC

Campos Neto afirmou também que um questionamento que tem surgido com recorrência diz respeito ao crescimento estrutural que o Brasil conseguirá entregar nos próximos anos

Publicado em 30 de novembro de 2021 às 13:42

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, discursa durante cerimonia de sansão da Lei da Autonomia do Banco Central
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A tramitação da PEC dos Precatórios e o aumento das incertezas sobre a evolução da política fiscal no ano eleitoral de 2022 têm gerado uma paulatina deterioração nas expectativas dos agentes de mercado em relação ao crescimento da economia, inflação e juros ao longo das últimas semanas.

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, reconheceu que as manobras recentes do governo para financiar o pagamento do Auxílio Brasil, e até mais do que isso, a maneira como elas foram executadas, bem como os questionamentos em relação ao potencial de crescimento da atividade econômica doméstica no longo prazo, ajudam a alta na curva de juros futuros do país.

"Pagamos um preço em termos de credibilidade muito grande para um desvio fiscal que não é tão grande, mas existe uma percepção [do mercado] de que a forma como foi feita abalou o arcabouço fiscal que existia", afirmou Campos Neto, durante encontro anual de dirigentes da Febraban nesta terça-feira (30).

Os prêmios na curva de juros, que precificam as projeções do mercado para a taxa básica de juros (Selic) à frente, operavam em queda nesta manhã na B3. Por volta das 11h45, as taxas dos títulos com vencimento em janeiro de 2023 recuavam de 11,88% no fechamento da véspera para 11,80%. No caso dos títulos para 2027, a queda era de 11,57% para 11,46%.

Campos Neto afirmou também que, com o mercado cada vez mais tentando vislumbrar qual será o cenário macroeconômico global no pós-pandemia, um questionamento que tem surgido com recorrência diz respeito ao crescimento estrutural que o Brasil conseguirá entregar nos próximos anos.

"O que começou a entrar nesse preço de prêmio de risco nas curvas longas é essa dúvida em relação a qual é a nossa capacidade de crescer estruturalmente. Lembrando que, quando a gente olha para trás, nos últimos seis, sete anos, o crescimento estrutural no Brasil foi bastante baixo".

Presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e ex-diretor do BC, Isaac Sidney lembrou da importância da aprovação da autonomia da autoridade monetária, ocorrida no início de 2021, em especial neste momento de fortes pressões inflacionárias no Brasil e no exterior.

"O Banco Central passa por uma prova de fogo, mas a nossa firme expectativa é que a independência formal que o Congresso lhe conferiu, com o referendo constitucional do Supremo, faça toda a diferença para que, sem qualquer hesitação, o guardião da nossa moeda possa lidar com as fortes pressões inflacionárias da economia global e doméstica", afirmou Sidney.

Já o presidente do conselho diretor de Febraban e copresidente do conselho do Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles, disse que, embora ainda seja necessária alguma dose de cautela com os riscos trazidos pela pandemia e suas variantes, já é possível olhar para 2022 com um pouco mais de otimismo.

"Se não podemos afirmar que chegamos ao final da crise, é justo reconhecer que iremos atravessá-la, e mais ainda, que o pior, definitivamente, já passou".

O executivo disse também que o setor bancário está bem preparado para enfrentar a concorrência representada pelos bancos digitais e fintechs de toda sorte.

"Há quem diga que o setor bancário, tal como conhecemos, irá desaparecer para dar lugar a uma nova realidade. Não é essa a minha visão. É da natureza dos bancos se adaptar a novos cenários. Para onde quer que as fronteiras da inovação levem o mercado financeiro - com novas plataformas, novas moedas, nova regulação ou novas modalidades de contato com os clientes -, o setor bancário continuará a ser o seu componente central e definidor", disse Salles.

"Em vez de reclamar do vento, aqui sempre preferimos ajustar as velas. E acho que fizemos isso mais uma vez", acrescentou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais