> >
BC adia divulgação de dados sobre endividamento das famílias

BC adia divulgação de dados sobre endividamento das famílias

Nas Estatísticas de Crédito publicadas nesta segunda-feira (28) pelo BC, constam os dados referentes a junho, já divulgados no mês passado

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 11:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Banco Central em Brasília
Banco Central adia a divulgação de dados referentes ao endividamento e ao comprometimento de renda das famílias brasileiras. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Banco Central adiou a divulgação de dados referentes ao endividamento e ao comprometimento de renda das famílias brasileiras, em função de alterações de datas promovidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas Estatísticas de Crédito publicadas nesta segunda-feira (28) pelo BC, constam os dados referentes a junho, já divulgados no mês passado, e não os dados de julho.

Por meio de nota, o BC explicou que "as séries mensais dos indicadores de endividamento e de comprometimento de renda das famílias referentes às datas-bases de julho a dezembro de 2020, publicadas na tabela 31 da Nota para a Imprensa - Estatísticas Monetárias e de Crédito e no Sistema Gestor de Séries Temporais (SGS), passarão a ser divulgadas conforme um calendário específico".

Isso ocorre devido a novas datas de publicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do IBGE.

"Essas novas datas de divulgação da PNAD Contínua tornaram necessário o adiamento da publicação dos indicadores de endividamento e de comprometimento, em função da utilização do indicador de massa salarial, divulgado por aquela pesquisa, em sua apuração", esclareceu o BC.

Na prática, os dados referentes a julho - que seriam divulgados hoje - estarão disponíveis apenas na divulgação do fim de outubro das Estatísticas de Crédito.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais