> >
Azul quer reduzir salários de pilotos e comissários em 15%

Azul quer reduzir salários de pilotos e comissários em 15%

Gol e Latam propuseram reduções de até 50% da parcela fixa paga aos trabalhadores

Publicado em 25 de março de 2020 às 17:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A companhia aérea Azul enviou nesta quarta-feira (25) uma proposta ao sindicato dos aeronautas (pilotos e passageiros) de acordo coletivo que prevê a redução de 15% dos salários-base dos seus funcionários em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Avião da companhia aérea Azul
A proposta da Azul também prevê o adiamento dos pagamentos de PLR (participação nos lucros e resultados). (Rafael Nunes/Divulgação)

Até terça-feira (24), a empresa era a única das três maiores do setor que não buscava reduzir os salários. Gol e Latam propuseram reduções de até 50% da parcela fixa paga aos trabalhadores, o que, segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) acarretaria em uma queda de até 80% na remuneração dos profissionais.

A proposta da Azul, à qual a reportagem teve acesso, também prevê o adiamento dos pagamentos de PLR (participação nos lucros e resultados).

14 mil
É o número de funcionários da Azul

A aérea, que tem cerca de 14 mil funcionários, teve a adesão de mais de 7.500 deles a seu plano de licenças não remuneradas.

Segundo representantes de aeronautas ouvidos pela reportagem, a proposta pegou os sindicatos de surpresa e foi mal recebida pela categoria. Isso porque a adesão expressiva às licenças teria sido apresentado pela Azul como uma alternativa a reduções salariais e demissões.

Procurada, a Azul afirmou em nota que está tomando medidas para preservar o emprego de todos os seus funcionários, mas não explica porque quer reduzir os salários mesmo com metade de seus empregados em licença sem receber.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais