Publicado em 4 de novembro de 2025 às 19:09
SÃO PAULO - A partir do próximo dia 15, empresas de telecomunicações terão que identificar as ligações das cerca de 350 entidades ou companhias que fazem mais de 500 mil chamadas por mês após a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) negar, nesta terça-feira (4), um pedido de prorrogação do prazo de adequação.>
Entidades representativas das teles, a startup QuintoAndar e a Federação de Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) pleiteavam mais tempo citando "prazo exíguo" e "custos operacionais imprevistos".>
A obrigatoriedade de identificar as chamadas foi determinada na decisão do regulador de acabar com a obrigatoriedade do prefixo "0303" em telefones usados em serviços de telemarketing. A Anatel avaliou na ocasião que o novo recurso, chamado de Origem Verificada, era uma saída para proteger os consumidores de fraude e importunação, sem estigmatizar as ligações comerciais.>
De acordo com o relator do caso, o conselheiro Edson Holanda, os 350 "grandes chamadores", como são nomeados, respondem por "uma grande quantidade de chamadas nas redes", e a solução de identificação, apresentada ainda em 2024, já está pronta. Por isso, os 90 dias concedidos foram um prazo adequado.>
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Na decisão, Holanda ainda manteve o caráter opcional do prefixo 0303, sob a justificativa de que a regra era burlada e gerava confusão. "O retorno do código não geográfico 303 pode favorecer o problema que se busca combater", afirmou.>
O objetivo da tecnologia de identificação que será implementada é garantir que quem está ligando é dono daquela linha, para evitar golpes. As ligações deverão mostrar o nome e o logo da entidade ou empresa, além do motivo da ligação.>
No recurso, os grandes chamadores e as teles argumentaram que o prazo de 90 dias era curto. "É praticamente inexequível considerando a necessidade de executar diversas ações e medidas técnicas para implementação da solução, incluindo novas negociações com fornecedores, revisão de preço, além de impactos financeiros, já que os custos poderão ser expressivos", afirmam as entidades em petição.>
As empresas ainda mencionaram que a Origem Verificada é um serviço comercial oferecido por operadoras e outras empresas, cuja adesão era opcional até 2028. "A tecnologia não foi desenhada apenas para autenticação, mas sim para autenticação e identificação da chamada, o que traz um custo mais elevado para a operação.">
Em dezembro, a Anatel entregou um documento ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações) no qual há registros de que os brasileiros recebem mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing abusivo por mês.>
A agência de telecomunicações afirma ter bloqueado 184,9 bilhões de chamadas inoportunas na rede monitorada de 26 operadoras entre junho de 2022, quando adotou regras para restringir a prática, e dezembro de 2024.>
Uma apresentação de prestação de contas ao Cdust mostra que a eficiência das medidas de bloqueio de ligações indesejadas fica em 85%. Os 15% restantes chegam aos usuários de serviços de telecomunicações.>
As ações que tentam mitigar o problema não impediram uma alta de chamadas abusivas entre 2023 e 2024. O número de ligações importunas bloqueadas pela Anatel subiu de 76,11 bilhões, nos últimos sete meses de 2023, para 82,52 bilhões, nos primeiros sete meses de 2024, sendo que o total de chamadas na rede se manteve no período.>
Trata-se dos dados apresentados pela Anatel ao órgão consultivo. Não há informações mensais para os primeiros meses de 2023, nem para o período após julho do ano passado, segundo a agência.>
Segundo os critérios da agência de telecomunicações, o telemarketing abusivo acontece quando a empresa faz ao menos 100 mil chamadas por dia com auxílio de robôs. Nesses casos, a ligação automatizada é interrompida se não há uma resposta imediata, necessária para o redirecionamento a um atendente ou mensagem gravada. O tempo de duração das chamadas fica em torno de seis segundos, de acordo com a Anatel.>
COMO USAR O NÃO ME PERTURBE>
As pessoas interessadas em bloquear operações de telemarketing de alguma das empresas participantes do Não me Perturbe precisam acessar o site da iniciativa.>
A participação requer aceitar os termos de uso da plataforma e fazer um cadastro de usuário e senha. O registro envolve entregar informações como nome completo, CPF, email e telefone, que são, segundo a Anatel, usadas para realizar os procedimentos de bloqueio.>
Veja como fazer:>
VEJA AS EMPRESAS INSCRITAS>
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