Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Carol Campos

Sabedoria Financeira: investir exige vontade, estudo e boas escolhas

Por meio de conhecimento, experiências e decisões acertadas, é possível entender sobre investimentos e saber quais as melhors oções para seu dinheiro render mais

Publicado em 23 de Fevereiro de 2024 às 09:03

Públicado em 

23 fev 2024 às 09:03
Carol Campos

Colunista

Carol Campos Carol Campos
Mulher estudando sobre investimentos
Mulher estudando sobre investimentos Crédito: Freepik
A sabedoria é uma palavra nobre na escrita, na raiz e no significado. Há alguns que dizem e que descrevem a sabedoria como algo a ser desenvolvido através da cultura, do conhecimento e do amadurecimento, o que requer tempo de plantio desses três itens. Há uma corrente que liga a sabedoria à espiritualidade. E alguns dizem que é um dom.
Sou católica e acredito na sabedoria como dom de Deus e, desde pequena, aprendi a pedir por ela. Minha mãe sempre contava a história de Salomão e me ensinava que, com sabedoria, a inteligência é suplantada pelo dom.
Como educadora financeira, trabalho que atuo antes mesmo de o termo surgir, criei meu próprio conceito de Sabedoria Financeira: é o acúmulo de conhecimentos, de experiências, de vivências individuais e coletivas ligadas a muita paciência e observação criteriosa de crises e ação nas oportunidades. Só a adquire quem a pratica.
Acredito firmemente que seja um dom no campo religioso, mas acredito que Deus gosta de quem estuda. Sempre me apeguei a teoria que a sorte encontra quem está estudando e trabalhando.
Independentemente do seu trabalho, se apegue a máxima que o dinheiro é bom, que ele é meio que proporciona muitos fins. Ele não pode ser a finalidade máxima da sua vida. Dinheiro não gosta de ser idolatrado, ele gosta de fluir. A natureza do dinheiro é circular. Não ache que ele aceita desdém, sabe do seu poder de gerar riqueza. Não o guarde debaixo do colchão, nem ao menos na poupança.
A Sabedoria Financeira exige mudanças e adaptações, ajustes finos.
Nesse mar de teorias, convido-os a refletir sobre a realidade. Os números mais uma vez comprovam que a poupança segue com o menor rendimento entre todas as aplicações conservadoras. Tanto no curto, quanto no médio e no longo prazos. Como podemos continuar falando de Educação Financeira, diversificação, risco e retorno, se a maioria da população continua na poupança?
Imagine que se todos que possuem poupança tirassem pelo menos 20% e investissem em Tesouro Direto Selic, bons CDBs e bons fundos de investimentos atreladas ao DI, fora algumas opções de LCI e de LCA, olhem o valor novo que seria injetado na economia só de juros remuneratórios.
Para alguns, pode ser pouco, mas, se juntarmos o pouco de todos que usam a poupança, será muito.
Portanto segue o convite: vamos sair da poupança? Vamos convencer a quem está ao nosso lado a sair da poupança?
A conclusão de um movimento desse é a melhora da base de reserva de emergência, maior disponibilidade financeira para reservas de oportunidades e, consequentemente, melhora da ingestão de recursos em multimercados, em ações e em imóveis.
Seu pouco unido ao pouco de outro, e outro e mais outro… é muito. 

Carol Campos

Carol Campos Carol Campos

E administradora, especialista em Gestao de Recursos Humanos e profissional certificada Anbima CPA-10 e CPA-20. Tem 23 anos de experiencia com orcamento, investimentos e planejamentos previdenciario e sucessorio. Trabalha com ESG e na prevencao de lavagem de dinheiro.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

PRF faz escolta de carga superdimensionada na manhã desta terça
Roda gigante? PRF faz escolta de peça superdimensionada na BR 101
Imagem de destaque
Por que eleição de Pernambuco virou 'guerra digital' – e o que isso tem a ver com 'virada' da governadora
Sérgio Meneguelli andando de skate
Meneguelli luta contra nova queda e põe tudo nas mãos de Renzo: “Não vai ter traição”

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados