Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo, integrado com Purdue University Calumet (EUA). Especialista em Análise Financeira pela PUC-RS. Sócio da Valor Investimentos e chefe da mesa de renda variável Matriz. CFA®️Program Participant, CFA Institute.

Mercado financeiro entra em modo de espera por eleição presidencial

Com as pesquisas mostrando mudanças, poderemos observar certos setores e ativos apresentando volatilidade elevada, principalmente as estatais

Vitória
Publicado em 19/10/2022 às 11h43

Após o primeiro turno, observamos uma reação positiva do mercado. O índice Bovespa subiu mais que 5% na segunda-feira pós pleito, refletindo uma diferença de expectativa pré-eleições.

Agora faltam menos de duas semanas para o segundo turno e o mercado adota uma postura mais conservadora, se mantendo em modo de espera. A liquidez dos ativos diminuiu frente a média histórica e, devido à incerteza do resultado, os agentes de mercado não estão assumindo posições relevantes.

Com as pesquisas mostrando mudanças, poderemos observar certos setores e ativos apresentando volatilidade elevada, principalmente as estatais.

Após as eleições, se espera que o nível de liquidez e volatilidade do mercado aumente, visto que, com uma visão mais clara em relação as perspectivas fiscais, os mercados ajustarão suas posições.

Urna eletrônica
Urna eletrônica. Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Historicamente, a volatilidade do mercado em anos eleitorais se mantém elevada três meses antes e três meses depois das eleições, principalmente quando novos governos são eleitos e os investidores aguardam por maiores informações em relação ao que realmente será executado pelo novo governante.

Dessa vez, ambos os lados já estiveram com a caneta - e o mercado já tem uma ideia do que esperar de cada um. Portanto, o ajuste pode ser rápido!

A Gazeta integra o

Saiba mais
Eleições 2022 Romero Oliveira dinheiro Mercado Financeiro

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.