Planejador financeiro e fundador do Meu Patrimônio

Dólar, ações, renda fixa: confira o mapa de calor dos investimentos

Tabela ajuda a analisar, mensalmente, o desempenho dos principais ativos, mostrando se o retorno está sendo negativo ou positivo

Vitória
Publicado em 29/06/2023 às 10h38

Quem acompanha o mercado financeiro sabe que não dá para adivinhar para onde ele irá. E para mostrar de forma ainda mais clara, o colunista de A Gazeta Renan Lima traz uma ferramenta poderosa: o mapa de calor dos investimentos.

Através dele, é possível acompanhar o desempenho das principais classes de ativos mensalmente, se estão no campo negativo ou positivo. O levantamente abrange o período de 1998 até 2023.

Um dos exemplos é o dólar. Em vermelho, aparecem os meses em que o retorno foi negativo e, em verde, positivo. Já as tonalidades mostram o grau desse retorno. 

"Por meio do mapa, é possível perceber o quão dinâmico é o mercado, o quão dinâmico é o dólar. Eu diria que é um dos ativos com maior volatilidade, com maior mudança", destaca Renan. 

De acordo com ele, é justamente por isso que o investidor precisa sempre diversificar sua carteira e apostar em uma estratégia que permita colher bons frutos por meio de aplicações acertadas.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Renan Lima dinheiro Investimentos Dólar Mercado de Ações Fundo Imobiliário Renda Fixa

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.