Site de A Gazeta especializado em dicas e artigos sobre financas e investimentos

Como reduzir seu Imposto de Renda usando fundos de previdência

Confira os benefícios fiscais associados aos planos do tipo PGBL

Publicado em 06/11/2023 às 09h24

Anualmente, no mês de abril, os brasileiros têm um compromisso com a Receita Federal, quando são convocados a preencher suas declarações de ajuste do Imposto de Renda. Esse processo envolve a conciliação entre o imposto já pago e o imposto devido, resultando em restituições ou pagamentos adicionais.

À medida que o final do ano se aproxima, é uma oportunidade relevante para destacar os benefícios fiscais associados aos planos de previdência do tipo PGBL. Esses planos possibilitam que os contribuintes deduzam até 12% de sua renda anual, que serve de base de cálculo para o Imposto de Renda, por meio de contribuições a esses fundos.

aposentadoria, previdência, imposto de renda
aposentadoria, previdência, imposto de renda. Crédito: Shutterstock

Essa abordagem é uma estratégia inteligente do governo para fomentar a poupança a longo prazo no país. Ao investir em um PGBL, os contribuintes deixam de pagar imediatamente a alíquota de 27,5% do IR, permitindo que seu capital cresça ao longo do tempo e, quando decidirem resgatá-lo, a alíquota incidente pode ser de apenas 10% sobre o valor total.

É crucial ressaltar que essa é uma forma de postergar o pagamento do imposto, não uma isenção completa. A vantagem é que, com o passar do tempo e caso tenha optado pela tabela regressiva, a alíquota pode ser reduzida. Além disso, os fundos de previdência oferecem outras vantagens, como a isenção do "come-cotas", que é a antecipação semestral do IR em fundos comuns, e o benefício sucessório, que permite o pagamento direto aos beneficiários indicados, sem a necessidade de inventário.

Portanto, todos aqueles que possuem a capacidade de reservar recursos para a poupança de longo prazo e geralmente pagam quantias significativas de imposto de renda, seja por meio de descontos mensais nos salários ou pagamentos após a declaração de ajuste, devem considerar a oportunidade de fazer crescer seu patrimônio, graças aos benefícios fiscais oferecidos pelos planos de previdência.

Entretanto, a qualidade do fundo escolhido merece atenção. Atualmente, existe uma ampla variedade de opções, com fundos adequados para todos os tipos de investidores, disponibilizados por gestoras renomados com histórico consistente de bons retornos. Se você já possui um PGBL e não está satisfeito com o desempenho, pesquise e considere a portabilidade para outro fundo, um processo ágil e simples que não resulta em perda de recursos.

Os fundos mais antigos oferecidos por grandes bancos costumam cobrar taxas de administração elevadas, que não estão alinhadas com o mercado atual e podem afetar parte significativa dos juros compostos ao longo do tempo. Portanto, a seleção criteriosa do fundo é fundamental.

Se você ainda não tem um PGBL e entende que pode reduzir o Imposto de Renda que paga todo ano, converse com seu contador. Ele te auxiliará nos cálculos de quanto você poderia depositar ainda neste ano para contar com o abatimento na declaração de abril do ano que vem.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Imposto de Renda dinheiro Previdência Investimentos Declaração do Imposto de Renda André Motta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.