Sair
Assine
Entrar

  • Início
  • Desafios da educação vão além de fornecer uma gama de conhecimento
Indústria 4.0

Desafios da educação vão além de fornecer uma gama de conhecimento

Cabe às instituições de ensino desenvolver competências e habilidades nos alunos, que farão com que eles permaneçam capazes de adquirir novos conhecimentos

Publicado em 15 de Dezembro de 2019 às 13:00

Públicado em 

15 dez 2019 às 13:00

Colunista

Educação Crédito: Divulgação
O termo Indústria 4.0 situa a contemporaneidade no contexto das grandes revoluções industriais e tem entre suas principais características a automação de tarefas e a inteligência artificial. O exponencial desenvolvimento tecnológico gera transformações sociais em todos os níveis, impactando diretamente o mercado de trabalho e, consequentemente, a educação. Nesse cenário, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental a desempenhar na formação de mão de obra qualificada para o novo período histórico.
Estudos indicam que grande parte das profissões a serem exercidas em um futuro próximo ainda não existem. Isso quer dizer que o ritmo da inovação no mercado de trabalho é acelerado e que os profissionais do futuro já estão em formação. Mas como formá-los para algo que ainda não existe? A resposta pode não parecer algo inovador. Mas, na prática, traz resultados efetivos: é preciso ensinar a aprender e educar para um mundo em constante transformação.
Já não há mais espaço para a educação descontinuada, que fornece uma gama de conhecimentos e cessa sua função ao conceder o diploma. Cabe às instituições de ensino desenvolver competências e habilidades nos alunos, que farão com que eles permaneçam capazes de adquirir novos conhecimentos, afinal, o futuro da Revolução 4.0 ainda reserva muito por vir. Conceitos como metodologias ativas, movimento maker, fab lab e gameficação são caminhos pelos quais é possível construir esse novo modelo educacional.
Mas antes uma lacuna precisa ser preenchida, que é a aproximação entre academia e setor produtivo. Convidar as empresas para estarem dentro da academia, lançando desafios reais para os estudantes, buscando talentos e contribuindo para a formação de um profissional alinhado às demandas corporativas, é uma forma de mercado e academia contribuírem para o crescimento da economia.
As instituições de ensino têm cada vez mais o dever de dialogar com empresas para entender suas necessidades e interpretar suas demandas. Em resposta a elas, temos a devolutiva de atualizar nossos currículos e colocar as novas metodologias em prática, para formar profissionais aptos a atuar e inovar no mercado de hoje e do futuro, fortalecer a economia e contribuir com a construção de uma sociedade mais sustentável.
*O autor é reitor da Faesa Centro Universitário

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Camila Gava Folli, ela criou o Instituto Kaimbé
Do drama no parto ao acolhimento: mãe cria instituto para ajudar famílias atípicas
Polenta Night Run ganha Corrida Kids e reforça proposta familiar nas Montanhas Capixabas
Polenta Night Run ganha Corrida Kids e reforça proposta familiar nas Montanhas Capixabas
Mesmo com duas medidas protetivas, homem perseguiu ex-esposa de carro no ES; ele foi detido
Mulher grava ex-marido a perseguindo de carro no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados