> >
Abertas 550 vagas em programa que acelera crescimento de pequenas empresas

Abertas 550 vagas em programa que acelera crescimento de pequenas empresas

Realizado pelo Sebrae ES, Brasil Mais oferece soluções rápidas e de alto impacto. As inscrições vão até o dia 1º de abril

Publicado em 16 de março de 2022 às 16:26

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Conteúdo do Sebrae ES
O programa prevê atendimento personalizado e gratuito durante 4 meses, por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que são profissionais com experiência em pequenos negócios e inovação. (Shutterstock)
  • Estúdio Gazeta

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
  • Sebrae/ES

Empreendedores mais produtivos e competitivos em meio a um cenário econômico desafiador. Esse é o objetivo do Brasil Mais, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa, totalmente gratuito, tem 550 novas vagas abertas no Espírito Santo, com inscrições até o dia 1º de abril.

Para participar, é preciso ser dono de micro ou pequena empresa dos setores de comércio, serviço ou indústria. As inscrições podem ser feitas pelo site: Brasil Mais.

O Brasil Mais oferece soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios, de forma rápida e com baixo custo. A analista do Sebrae ES Ana Carolina Apolinário explica que a metodologia foi pensada para trazer resultados significativos em pouco tempo.

Aspas de citação

Por meio de metodologias de alto impacto e baixo custo, o Brasil Mais aprimora processos gerenciais dos pequenos negócios, promovendo melhorias rápidas que garantam aumento de produtividade e competitividade

Ana Carolina Apolinário
analista do Sebrae ES
Aspas de citação

O programa prevê atendimento personalizado e gratuito durante quatro meses, por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que são bolsistas do CNPq graduados, com até 10 anos de formados, com experiência em pequenos negócios e inovação.

Ao receber a visita do profissional, a empresa tem acesso a ferramentas e orientações com foco em indicadores, inovação de processo, de produtos e serviços, práticas sustentáveis e transformação digital, além de consultorias complementares e das oficinas gerenciais.

Dados do Sebrae ES apontam que os clientes atendidos em 2021 tiveram um aumento de mais de 150% na produtividade e de 64% no faturamento.

“Brasil Mais foi fundamental para meu negócio”

As mudanças trazidas na prática pelo programa Brasil Mais podem ser sentidas por aqueles que já foram atendidos pelo Sebrae. A empresária Luciane Esteves, dona do Hotel Recanto da Prainha, em Vila Velha, teve a oportunidade de participar da capacitação do Sebrae ES em 2021.

“Com a participação no Brasil Mais, identificamos que um de nossos pontos principais a serem melhorados era a comunicação tanto com o público interno, os funcionários, quanto com o público externo”, lembra.

A empresária Luciane Esteves, dona do Hotel Recanto da Prainha, em Vila Velha, teve a oportunidade de participar da capacitação do Sebrae ES em 2021.
A empresária Luciane Esteves, dona de um hotel em Vila Velha, participou da capacitação do Sebrae ES em 2021 e viu resultados em seu negócio. (Acervo pessoal)

Entre as medidas adotadas, um aplicativo foi a ferramenta escolhida para que as equipes se mantivessem mais conectadas e informadas do que ocorria no hotel, além de um quadro de avisos. Segundo Luciane, o programa a ajudou, ainda, a identificar as prioridades durante uma reforma, qual ocorrida em 2021.

“Para mim, foi maravilhoso, me trouxe muito mais organização. Foram três meses sendo assistidos pelo Sebrae, um período de grande importância. Fico feliz por estarmos dando continuidade a tudo que aprendemos e desenvolvemos. Se eu pudesse, faria outro Brasil Mais! Eu indico a todos. Hoje, minha empresa cresceu em organização e entrego a venda com mais excelência”, comemora.

Por meio do Sebrae, o Programa Brasil Mais já atendeu 1.000 empresas capixabas e 71 mil em todo país.

No país, a meta do Programa Brasil Mais é realizar até 120 mil atendimentos assistidos até dezembro de 2022, como parte de uma política mais ampla para promover a modernização do setor produtivo.

PROGRAMA BRASIL MAIS

  • O Programa Brasil Mais visa ao aperfeiçoamento gerencial e produtivo por meio de profissionais especializados que acompanham e desenvolvem consultorias de melhorias de produtividade e competitividade.
  • Possui dois eixos de atuação. Um voltado para melhores práticas produtivas e outro para melhores práticas gerenciais.
  • No que se refere às melhores práticas produtivas, o programa promove a redução de desperdícios como superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Para isso, o Brasil Mais oferece gratuitamente aos participantes uma autoavaliação, que auxilia as empresas a perceberem sua maturidade e seus processos produtivos.
  • Já sobre as melhores práticas gerenciais, o programa atua, com ajuda de um Agente Local de Inovação (ALI),  com foco na mensuração de indicadores, inovação de processo, inovação de produtos/ serviços, práticas sustentáveis e digitalização com foco na redução de custos, e na sua relação com o mercado, para o aumento do faturamento.
  • Além disso, com o apoio do agente, o empresário tem mensurações mensais do indicador de produtividade e pode construir um plano de ação que será acompanhado e monitorado ao longo do programa.
  • Três meses após o final do ciclo será realizada uma nova aplicação do autodiagnóstico para avaliar o desempenho e resultados da empresa.  Por fim, serão sugeridas ações de conexão dos empresários com o mercado, ecossistema de inovação e provedores de soluções e tecnologias.
  • O programa é totalmente gratuito, via atendimento do Sebrae. Para participar, é preciso ser dono de micro ou pequena empresa dos setores de comércio, serviço ou indústria.
  • As inscrições podem ser feitas pelo site: Brasil Mais.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais