> >
Vale alerta sobre golpe com cobrança por falsa vaga de emprego

Vale alerta sobre golpe com cobrança por falsa vaga de emprego

Mineradora esclarece que todos os processos seletivos e programas de ingresso são realizados por meio dos canais oficiais da companhia

Publicado em 12 de outubro de 2023 às 17:27

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Portaria da mineradora Vale na unidade de Tubarão, em Camburi
Portaria da mineradora Vale na unidade de Tubarão, em Camburi. (Vitor Jubini - 08/02/2018)

Criminosos estão aplicando o golpe do emprego para tentar enganar quem está à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho. Geralmente, a ação ocorre via redes sociais ou mensagens de texto, prometendo vagas que fogem da realidade ou ainda exigindo certa quantia em dinheiro para garantir a ocupação da vaga.

Como estratégia, os bandidos utilizam o nome de grandes empresas como forma de atrair a atenção de possíveis vítimas. Em uma dessas tentativas, bandidos têm se passado por recrutadores da Vale, que divulgou nota em suas redes sociais alertando sobre a armadilha.

Vale alerta sobre golpe com cobrança por falsa vaga de emprego

A mineradora esclarece que todos os processos seletivos e programas de ingresso são realizados por meio dos canais oficiais da companhia, deixando claro que não há cobrança de nenhum valor para garantir a participação.

O cadastro e a divulgação das vagas são feitos no site www.vale.com/oportunidades ou por meio de oportunidades postadas no perfil da Vale no LinkedIn. As comunicações com candidatos são formalizadas via e-mail da empresa.

“Caso você conheça alguém que tenha sido abordado dessa forma, oriente a pessoa a buscar informações nos canais oficiais da empresa e no site www.vale.com. Contamos com a sua colaboração para divulgar esse comunicado. Não aceite orientações diferentes dessas e fique atento a tentativas de golpe”, alerta a Vale.

Dicas para não cair no golpe do emprego

  • 01

    Tenha cuidado

    Fique atento. Com um pouco de cuidado, é possível escapar dessas ciladas. 

  • 02

    Desconfie

    Desconfie de vagas urgentes divulgadas no Whatsapp, Facebook e outras redes sociais e que oferecem um número grande de vagas ou destacarem benefícios muito vantajosos. 

  • 03

    Siladas

    Geralmente, os anúncios induzem o trabalhador a clicar em um link que leva a vírus ou tentam coletar informações sigilosas por meio de formulários em sites duvidosos. 

  • 04

    Vaga falsa

    Desconfie da oferta mesmo se uma pessoa de sua confiança a estiver divulgando. Muitas vezes, ela compartilha a vaga sem perceber que a vaga não existe. 

  • 05

    Promessas

    Não acredite na promessa de vaga garantida. 

  • 06

    Pagamentos

    A falsa agência vai exigir que a pessoa pague por um curso ou treinamento que a habilitará para suposto cargo e depois some ou deixa de entrar em contato. Uma empresa séria vai entrevistar ou testar os candidatos e não vai cobrar por nenhum tipo de teste. 

  • 07

    Pesquise

    Faça uma pesquisa antes de se candidatar em sites de emprego. Quando o anúncio leva para um site estranho, que pouco tenha a ver com carreira ou emprego, desconfie. Esse tipo de site pode apenas querer pegar suas informações para montar um banco de dados e vender seus dados a outros estelionatários.

  • 08

    Suspeite

    Suspeite de salário muito superior à média do mercado e com benefícios muito vantajosos. 

  • 09

    Informações pessoais

    Nunca forneça informações pessoais ou profissionais, seja por telefone ou Whatsapp, para qualquer pessoa que entre em contato com você. 

  • 10

    Procure ajuda

    Não assine nada antes de ler e tenha cópia de tudo. Em caso de problemas, procure uma delegacia de polícia ou peça ajuda a um advogado.

Fonte: Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais