Thalles Contão é psicólogo clínico, existencialista, marido, pai, filho e humano, demasiadamente humano

Você não está deprimido, está com medo

O desejo de morte é apenas uma consequência de uma vida na qual a responsabilidade nunca foi sua. O conforto de estar sempre cuidado o fez desconhecer a realidade como ela é

Publicado em 02/12/2020 às 05h03
Atualizado em 02/12/2020 às 15h26
Jovem com sinais de depressão. Problema, se não for tratado, pode levar a atitudes extremas como o suicídio
Embora estejamos com medo, é preciso lembrar que somos seres preparados para essas situações e temos as faculdades necessárias para lidar com isso desde que vejamos a realidade e a nós mesmos. Crédito: Shutterstock

“Tenho 25 anos, estou na minha segunda faculdade (só estudo) e tenho uma vida muito boa, mas vezes penso que gostaria de morrer. Sinto um vazio e já pensei em suicídio, estou deprimido?”

Caro leitor, me parece que você apresenta uma crise existencial perfeitamente normal e que, claro, gera angústia. Mas não confunda tristeza com depressão, isso, sim, pode te adoecer. A realidade é diferente do que você consegue perceber e digo isso, porque disse nunca ter experimentado qualquer dificuldade, já que seus pais foram quem as enfrentaram para te dar “uma vida muito boa”. 

Só que, inevitavelmente, quando está de frente com o peso de uma escolha real que pode definir seu futuro – como a profissão – você hesita, por isso está na segunda faculdade. Acredito que a principal emoção que tem atuado em você ainda não foi identificada: o medo.

O desejo de morte é apenas uma consequência de uma vida na qual a responsabilidade nunca foi sua. O conforto de estar sempre cuidado o fez desconhecer a realidade como ela é. Dessa forma, você é míope para o valor das coisas, inclusive o valor da vida. Ao contrário do que, talvez, você insista em acreditar, o seu conforto exige alguns desconfortos para os seus pais.

Quanto ao sentimento de vazio que relatou, é a única coisa real que sente, que pode te ajudar a perceber que precisa viver sua própria vida e tudo o que faz parte dela. Você precisa saber que sua vida é sua responsabilidade. Nessa hora, o medo aparecerá, mas, com ele, a oportunidade de perceber outras coisas. Como ele é parte da vida, pode ser um importante aliado, já que você foi dotado de razão que faz percebê-lo e avaliar a realidade.

A vida é um pouco mais complicada do que os filmes, as propagandas ou as redes sociais nos mostram. Precisamos fazer escolhas, lidar com perdas, conquistar coisas e não podemos fugir. Embora estejamos com medo, é preciso lembrar que somos seres preparados para essas situações e temos as faculdades necessárias para lidar com isso desde que vejamos a realidade e a nós mesmos. Não está deprimido. Está, sim, tendo a oportunidade de ter uma vida própria, mas, por medo, deseja fugir disso.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.