Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

PIB de 2021

Economia do ES foi a que mais cresceu no Sudeste

Entre 2020 e 2021, o PIB do Espírito Santo registrou crescimento de 6%, desempenho acima da média nacional (4,8%) e o 9° melhor resultado entre os estados brasileiros, conforme apontam dados do IBGE e IJSN

Publicado em 22 de Novembro de 2023 às 00:30

Públicado em 

22 nov 2023 às 00:30
Pablo Lira

Colunista

Pablo Lira Pablo Lira
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou na última semana os dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021. O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) integra a rede nacional de pesquisa coordenada pelo IBGE que desenvolve os cálculos do Sistema de Contas Regionais. Tal sistema calcula o PIB pelas perspectivas da produção e renda para o país e estados.
Na comparação entre 2020 e 2021, o PIB do Espírito Santo registrou crescimento de 6%, desempenho acima da média nacional (4,8%) e o 9º melhor resultado entre os estados brasileiros. Além disso, a economia do ES foi a que mais cresceu no Sudeste brasileiro, que contabilizou um aumento médio de 4,9%. Esse é um indicativo de que a economia capixaba retomou o crescimento de forma mais forte após as fases mais desafiadoras da pandemia da Covid-19.
Há mais de uma década o Espírito Santo mantém um ambiente favorável para a atração de investimentos, com contas públicas equilibradas combinadas com políticas públicas de responsabilidade social e promoção do desenvolvimento que convergem esforços do governo estadual, demais poderes, municípios e setores produtivos. Esses são alguns aspectos que contribuem para que a economia do ES apresente resultados acima da média nacional e da região sudeste.
O desempenho positivo alcançado pelo PIB capixaba foi puxado pelo setor de serviços e comércio, que expandiu 5,5% entre 2020 e 2021, com destaque para os seguimentos de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (11,1%), educação e saúde privadas (10,4%), artes, cultura, esporte, recreação e outras atividades (9,6%) e alojamento e alimentação (9,6%).
A indústria também contabilizou crescimento anual (4,2%), com as ampliações da indústria de transformação (15,1%), construção (13,1%) e eletricidade e atividades ligadas ao saneamento básico (1,8%). No setor secundário, somente a indústria extrativa evidenciou diminuição (-10,1%).
A agropecuária permaneceu estável entre 2020 e 2021, com crescimento de 2,5% na produção florestal, pesca e aquicultura e de 0,5% na agricultura e redução de -1,3% na pecuária.
Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,7% no terceiro trimestre de 2020 (em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 3,9%)
PIB Crédito: José Carlos Daves/Agência F8/Folhapress
Em valores correntes o PIB do ES alcançou o patamar de R$ 186,3 bilhões, representando 2,1% do PIB brasileiro em 2021. Com isso, o Espírito Santo manteve o 14º maior PIB e a 9ª posição no ranking dos estados no PIB per capita (R$ 45.354,00).
Por fim, na análise da composição setorial, o Espírito Santo apresentou estabilidade na agropecuária, com 4,5% de participação na economia capixaba. A indústria aumentou sua participação saindo de 27,4% em 2020 e chegando em 38,3% em 2021. Em decorrência desse crescimento o setor terciário diminuiu sua participação na economia estadual, reduzindo de 68,1% para 57,2% na comparação dos anos de 2020 e 2021.

Pablo Lira

Pablo Lira Pablo Lira

Pós-Doutor em Geografia, mestre em Arquitetura e Urbanismo (Ufes), pesquisador do IJSN e professor da Universidade Vila Velha (UVV). Escreve às quartas

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Flávio Dino, André Mendonça e Alexandre de Moraes em sessão plenária do STF
Dino reverte decisão de Mendonça e reintegra Andrei Rodrigues ao comando da PF
Programa de Jimmy Kimmel deve acabar após 24 anos, diz site
Jimmy Kimmel pode deixar TV após 24 anos no comando de talk show, diz site
Capivara em Jardim Camburi, Vitória
Capivara é resgatada após dar "passeio" em Camburi e entrar em garagem de prédio; vídeo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados