Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Orlando Caliman

Indústrias do ES não avançam sem uma transformação estrutural

O setor industrial tem que voltar a ser o motor propulsor da economia. E não há outra estratégia senão se embasando em conhecimentos avançados e inovação

Publicado em 26 de Junho de 2019 às 16:34

Públicado em 

26 jun 2019 às 16:34
Orlando Caliman

Colunista

Orlando Caliman Orlando Caliman
Metalurgia é um dos setores da indústria que acumulam queda ao longo do ano Crédito: SXC/Arquivo
Por omissão ou por erro de política pública que a direcionasse para caminhos mais assertivos, a exemplo de países que hoje se encontram bem a frente do Brasil, o certo é que a indústria brasileira vem sofrendo um processo acelerado de “desidratação”.
O seu encolhimento frente aos demais setores da economia tem acontecido de forma ainda mais intensa nos últimos dez anos. Mas o mais preocupante é que, nesse processo, também vem caindo a participação de indústrias que fazem uso mais intensivo de tecnologias e novos conhecimentos. Em resumo, a nossa indústria sofre um processo duplo de desidratação: quantitativo e qualitativo.
Em 2010, o PIB industrial brasileiro representava 2,68% do total do PIB industrial mundial. Percentual de participação que cai para apenas 1,83% em 2018. As políticas - ou não políticas -, sobretudo no segundo governo de Lula, e na sequência desastrosa do governo Dilma ajudaram no desmantelamento da estrutura industrial brasileira.
No caminho inverso, a China, o maior destino da nossa produção de commodities, isto é, de produtos com menor valor agregado, nesse mesmo período passou sua participação na indústria mundial de 18% para 25%.
A redução da fatia do setor industrial no PIB também aconteceu no Espírito Santo. Atingiu o auge em 2007, com a participação de 39%, caindo para 24% em 2016. Mas foi no subsetor de transformação industrial, aquele com maior capacidade de agregação de valor, que a queda aconteceu com maior intensidade, passando de 20% em 2003 para 12% em 2016. E se analisarmos indicadores mais atuais da produção industrial capixaba vamos constatar que a tendência ainda é de declínio.
Um reflexo desse processo é a “primarização” da pauta de exportações, cada vez mais representada por produtos com menor grau de processamento industrial e que constituem bases de grandes cadeias produtivas globais.
Porém, mesmo que utilizando tecnologias e conhecimentos avançados, que lhes garantem níveis de produtividade elevados e, consequentemente, competitividade, casos do agronegócio em escala e da extrativa mineral, ou mesmo de celulose, esses produtos suprem elos produtivos de maior complexidade e sofisticação fora das nossas fronteiras.
Afinal, diante desse cenário, o que deverá ser feito? Primeiramente, não há como avançar sem que se promova uma verdadeira transformação na estrutura industrial brasileira. Ou seja, o setor industrial tem que voltar a ser o motor propulsor da economia.
E para que isso aconteça não há outra estratégia senão se embasando em conhecimentos avançados e inovação. É a forma de se agregar valor e complexidade econômica aos produtos e serviços, e também gerar oportunidades de postos de trabalho com maior grau de exigências em termos de qualificação e sofisticação.
 

Orlando Caliman

Orlando Caliman Orlando Caliman

É economista. Analisa, aos sábados, o ambiente econômico do Estado e do país, apontando os desafios que precisam ser superados para o desenvolvimento e os exemplos de inovação tecnológica

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense
Letalidade de operações policiais se concentra em áreas do CV na Baixada Fluminense, diz pesquisa
Vereador de Vitória vai tentar cadeira no Senado nas eleições deste ano
Leonardo Monjardim tem primeiro pedido de candidatura do ES registrado na Justiça Eleitoral
Imagem de destaque
Atividade física nas férias: veja como continuar ativo durante o período de descanso

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados