Lucy Mizael é personal organizer , expert em técnicas de limpeza e rotinas domésticas. Estuda e testa receitas que visam

Aprenda como fazer a limpeza ideal do guarda-roupas

Veja dicas de como evitar mofo e manchas nas roupas fazendo a limpeza adequada do seu armário e confira também a receita de um um limpador caseiro que pode te ajudar nessa missão

Publicado em 05/03/2020 às 15h03
Limpador ajuda a prevenir o mofo. Crédito: Freepik
Limpador ajuda a prevenir o mofo. Crédito: Freepik

Tantos são os afazeres que, muitas vezes, a limpeza do interior do guarda-roupa fica esquecida ocasionando o acúmulo de poeira nas gavetas e prateleiras. Com o tempo, a umidade aparece em forma de manchas amarelas, esbranquiçadas ou pretas, além do temido mofo que surge e seu mau cheiro impregna nas roupas e acessórios.

O ideal é remover o pó das prateleiras toda semana e uma vez por mês limpar também as paredes laterais e do fundo. A cada três meses é recomendado remover as roupas e limpar todo o interior. Se houver umidade excessiva, essa limpeza que seria trimestral pode ocorrer mensalmente.

Experimente limpar com a misturinha abaixo, um limpador caseiro muito eficiente que remove sujeira e deixa o cheirinho do armário bem agradável. Use na limpeza externa e interna, prateleira, gaveta, varão e portas. Confira a receita:

Ingredientes

· 250 ml de água

· 250 ml de álcool de eucalipto

· 2 colheres de sopa de sabão de coco

Modo de fazer

· Misture tudo e coloque em um borrifador

Modo de usar

· Borrife em uma flanela, aplique no local que deseja limpar e, em seguida, seque.

Observações

· Não é necessário passar pano úmido para remover o produto, basta secar.

· O álcool de eucalipto é encontrado facilmente no supermercado

· O ideal é sabão de coco liquido, em pó ou ainda a barra de sabão de coco ralado.

· O detergente funciona, mas não é tão eficiente e perfumado quanto o sabão de coco.

Se o seu guarda-roupa sofre com umidade excessiva recomendo utilizar um produto “evita mofo”. No closet, os desumidificadores elétricos são grandes aliados. Nestes casos, a limpeza com vinagre de álcool puro ou Lysoform puro mantém o mofo afastado por mais tempo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.