Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • TRE-ES e Tribunal de Contas vão fiscalizar promessas de candidatos na eleição
Leonel Ximenes

TRE-ES e Tribunal de Contas vão fiscalizar promessas de candidatos na eleição

TCES vai conferir se o que prometido pelos candidatos está saindo do papel e se os recursos em caixa disponíveis são compatíveis com as promessas

Publicado em 10 de Dezembro de 2019 às 14:35

Públicado em 

10 dez 2019 às 14:35
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Eleição municipal terá a fiscalização reforçada pelo Tribunal de Contas no ES Crédito: Arquivo/AG

O Tribunal de Contas do Estado (TCES) vai ajudar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) a controlar mais de perto os candidatos nas eleições municipais do ano que vem.

Pelo convênio, assinado hoje (10) pelos dois Tribunais, o TRE-ES encaminhará as propostas dos candidatos para que o Tribunal de Contas faça a conferência se o que foi prometido está saindo do papel e se os recursos públicos  disponíveis em caixa são suficientes para que o compromisso assumido pelo candidato com o eleitor seja possível de ser cumprido, evitando-se assim as conhecidas promessas "eleitoreiras". 

CANDIDATURA PODE SER ATÉ IMPEDIDA

A punição ao candidato flagrado cometendo irregularidade será decidida em julgamento no TRE-ES, mas uma das sanções  possíveis é o impedimento do registro de candidatura.

Até então, o candidato entregava seu plano de governo, mas não havia nenhum tipo de fiscalização para conferir se o que estava contido no texto seria possível de ser aplicado.

O convênio entre o TRE-ES e o TCES é considerado inédito em todo o país e, por isso, chamou atenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a fiscalização conjunta do processo eleitoral no ES der certo, pode ser adotada pelos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Lacen
Secretaria de Saúde do ES abre processo seletivo com salário de até R$ 12 mil
Imagem de destaque
Como fazendeira ajudou polícia a prender suspeitos de ataque a base militar no Reino Unido
Imagem de destaque
Quaest: Lula tem 39% e Flávio, 34% no 1º turno; os dois empatam no 2º turno

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados