
A chegada de um bebê é um momento realmente único — e também cheio de listas, dúvidas e expectativas. Entre tantas opções e produtos fofinhos, é fácil exagerar e acabar comprando itens que mal serão usados. Por isso, preparamos um guia prático com o que realmente importa no enxoval do bebê, com dicas úteis para te ajudar a economizar tempo, dinheiro e espaço.
O que realmente é essencial?
Para montar um enxoval funcional, o segredo é focar no que o bebê realmente vai usar nos primeiros meses de vida. Confira os itens básicos divididos por categorias:
Roupas de bebê
Opte por peças confortáveis, práticas e fáceis de vestir. Lembre-se: os bebês crescem rápido. Segundo a mãe e influencer Maria Caliman, o mais importante é adequar a escolha das roupas à temperatura e clima:
Maria Paula Fracalossi Caliman
Influencer
"Se for verão: 10 bodys de manga curta, 3-4 de manga longa, 10 calças, 3-4 rompers/shorts, 3-4 pijamas. Se for no inverno, adiciona 10 bodys de manga comprida. Se a cidade é mais fria: moletons, roupas mais quentinhas mesmo."
A depender do clima, vale acrescentar ainda:
- 6 pares de meias
- 2 touquinhas
- 3 mantas
Quarto do bebê
Crie um ambiente seguro e confortável para o descanso do bebê:
- Berço (com colchão firme)
- Lençóis (2 a 3 jogos)
- Trocador ou cômoda com espaço para troca
- Luminária suave (ajuda nas trocas noturnas)
Nesse quesito, Maria Caliman ressalta alguns dos móveis e itens que ajudaram em sua rotina, desde o nascimento de sua filha até depois dos 5 meses:
Maria Paula Fracalossi Caliman
Influencer
"O que foi realmente necessário (e fez sentido pra mim) foi uma cômoda, pra colocar o trocador e itens necessários pra troca (um pote com algodão, um com cotonete e uma garrafa térmica e o trocador), berço e um berço portátil, pra colocar do lado da minha cama."
Além disso, a influencer ressalta ainda itens pontuais como a cadeira de amamentação após os 5 meses, "tapete de atividades pro bebê fazer tummy time" e até "uma banheira com suporte", assim como outros móveis para o quarto.
Higiene e cuidados
A higiene é parte fundamental dos primeiros meses. Para isso, vale se atentar ao uso de soro fisiológico pra lavagem nasal e álcool 70 pra limpar o umbigo, como indica Maria Caliman. Além disso, é essencial preparar o espaço do banho:
- Banheira com suporte (ou modelo dobrável)
- Toalhas com capuz (2 a 3)
- Sabonete líquido neutro (uso infantil)
- Shampoo e creme para assaduras (com recomendação do pediatra)
- Fraldas descartáveis (tamanhos RN e P)
- Lenços umedecidos e algodão
Passeios e transporte
Itens para sair com o bebê em segurança e conforto:
- Bebê conforto (obrigatório para sair da maternidade)
- Carrinho de bebê
- Bolsa maternidade com trocador portátil
Como evitar excessos na hora de fazer seu enxoval?
Muitos pais acabam comprando mais do que o necessário — e, às vezes, itens que o bebê nunca chega a usar. A dica dada por Caliman para evitar essa situação é procurar saber o que é essencial e perceber o que faz sentido para a sua rotina:
Maria Paula Fracalossi Caliman
Influencer
"Faz uma lista de tudo que você acha que vai precisar, pesquisa na internet listas prontas. E adequa a sua realidade. Um exemplo do meu caso: eu não queria dar mamadeira pra minha filha e nem comprei antes. Deixei pra ver na hora. Chupeta eu não queria dar, acabei dando depois e comprei depois."
Veja algumas dicas para não exagerar:
- Converse com o pediatra ou consultor de enxoval.
- Aguarde o chá de bebê: muitos itens de higiene e roupas já virão como presente.
- Deixe para comprar alguns itens conforme a necessidade for aparecendo.
Caliman também destaca itens que podem ser desnecessários nesse primeiro momento, como roupas que não são adequadas à estação em que o bebê nascerá e um excesso de brinquedos que, inicialmente, não serão utilizados.
O que é o tummy time?
Traduzido para o português, 'tummy time' significa 'hora da barriga' e é conhecida por ser uma prática que consiste em posicinar o bebê de bruços quando ele estiver acordado (e com supervisão). Segundo o Ministério da Saúde, isso pode favorecer o desenvolvimento motor e mesmo a musculatura infantil:
Fran Martins
Ministério da Saúde
"Do nascimento aos 2 meses de idade, o Tummy Time pode ser iniciado, deitando a criança de barriga para baixo e chamando a atenção com brinquedos, pronunciando o nome do bebê e estimulando a levantar a cabeça. Mostrar objetos coloridos a uma distância de mais ou menos 30 centímetros dos olhos da criança, movendo-os para cima, para baixo e para os lados também é uma boa dica."
Para se preparar para a tão aguardada chegada do bebê, é essencial contar com o acompanhamento de um pediatra. Além disso, vale a pena buscar informações com outras mães, explorar listas e dados úteis que possam ajudar a montar um enxoval completo, funcional e livre de preocupações.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.