Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Arquitetura e Construção

Como o aeroporto pode valorizar a qualidade de vida da Grande Vitória?

Precisamos de soluções capazes de promover segurança, desenvolvimento econômico e ambientes saudáveis onde possamos sonhar a vida de nossos filhos e netos

Publicado em 02 de Maio de 2024 às 01:59

Públicado em 

02 mai 2024 às 01:59
Arquitetura e Construção

Colunista

Arquitetura e Construção

Aeroporto de Vitória
Aeroporto de Vitória foi incorporado à Infraero em 1975 Crédito: Carlos Alberto Silva
*Tito Carvalho
A inauguração do cais do hidroavião em 1939 trouxe uma primeira conexão aérea, substituída em 1946 pelo terminal de passageiros e sua pista de concreto, já em Goiabeiras, naquele momento, borda do município e distante da mais intensa vida urbana do Centro da Capital.
Incorporado à Infraero em 1975, desde então, tornou-se um grande diferencial para o desenvolvimento econômico da Grande Vitória, cumprindo suas funções logísticas, assim como foi incorporado gradualmente à paisagem e cultura urbanas e valorizado hoje por sua facilidade de acessos, totalmente envolvido pelos bairros residenciais que a ele se avizinharam.
A proteção verde que separa Mata da Praia e Jardim Camburi produziu um vazio urbano que cumpre uma importante função paisagística, ambiental e até no fluxo viário, gerando na orla um espaço capaz de absorver volumes excessivos de veículos.
Após o grande aporte de investimentos públicos e sua privatização, vimos um salto de valor deste equipamento que, além da função logística estratégica e toda borda de proteção ambiental voltada exclusivamente ao risco aeroviário, absorveu o potencial de ocupação imobiliária com a implantação de escola, atacarejos e uma diversidade de empreendimentos que são atraídos pela estrutura, conexão logística e centralidade urbana.
Se por um lado há um enorme potencial para desenvolvimento comercial e logístico de caráter regional, este é também o ambiente vizinho de mais de 100 mil moradores, ponto central de toda ocupação metropolitana e borda do ambiente de lazer mais nobre e acessível da metrópole, a orla de Camburi.
Por todo este contexto, em Vitória, somos obrigados a incluir a expectativa de que nosso aeroporto deve ser um caso exemplar de desenvolvimento econômico sustentável, integrando a economia logística com os setores do turismo, cultura e lazer, garantindo a qualidade de vida dos moradores, frequentadores e passantes, assim como o estímulo a uma microeconomia local vibrante.
Por que não conectar todos os bairros de entorno com um parque linear ao invés de calçadas inóspitas, desagradáveis e inseguras? Por que não pequenas praças e áreas de consumo localizadas ao seu redor, oferecendo atratividade, lazer, cultura, conforto, saúde, renda e segurança para a cidade? Por que não valorizar o uso atualmente subestimado deste trecho da orla, o único delimitado por uma borda verde?
Precisamos de soluções capazes de promover segurança, desenvolvimento econômico e ambientes saudáveis onde possamos sonhar a vida de nossos filhos e netos, orgulhosos do aeroporto mais charmoso do Brasil que no solo deixa a cidade ainda mais atraente e segura.
Tito Carvalho é arquiteto e urbanista e conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU)
Tito Carvalho: "Somos obrigados a incluir a expectativa de que nosso aeroporto deve ser um caso exemplar de desenvolvimento econômico sustentável" Crédito: Arquivo Pessoal
*Tito Carvalho é arquiteto e urbanista e conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU).

Arquitetura e Construção

Análises semanais do setor da construção civil, engenharia, arquitetura e decoração, com especialistas do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES), e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES).

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Morre aos 95 anos Geraldo Domingues Carneiro, fundador da Escola São Domingos
Afronta
Cais das Artes recebe festival de artes integradas com MC Afronta e foco no protagonismo de mulheres negras
Artista Josélia Andrade
Mostra gratuita em Vitória usa performance para refletir sobre violências contra mulheres negras

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados