Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Inovação vai passar a fazer parte do Planejamento Estratégico do ES

ES em Ação e governo do Estado discutem o melhor modelo. É certo que o novo plano vai ser mais flexível e mais aberto ao mundo digital

Publicado em 08/05/2022 às 16h01
Tecnologia
Crédito: Carlos Alberto

Plano de Desenvolvimento Espírito Santo, planejamento de longo prazo para o Estado feito numa parceria entre governo estadual e movimento empresarial, vai mudar. O olhar estratégico - o primeiro documento, de 2006, olhava para o ano de 2025 e o segundo, entregue em 2013, para 2030 - segue como objetivo central, mas a metodologia vai mudar.

"O olhar para frente foi feito, mas temos uma dificuldade de acompanhar e atualizar, ainda mais num mundo que muda cada vez mais rápido. A proposta é fazer o Mais 20, olhar 20 anos para frente e fazer uma atualização anual", explica Fábio Brasileiro, presidente do ES em Ação. "Todo ano iremos incorporar ou retirar alguma coisa, inclusive indicadores. Vai ser muito mais vivo e dinâmico". A ideia é incluir, por exemplo, indicadores de inovação e de digitalização da gestão pública.

O projeto do novo planejamento estratégico, que atrasou por conta da pandemia, já está desenhado e foi entregue para a Secretaria de Estado de Planejamento. O martelo final será batido depois das eleições.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.