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Com navios em falta, importadoras de carros inovam no ES

Navios Roll-on/Roll-off (RoRo), especializados no transporte de veículos, estão em falta no mundo. Para suprir a demanda foi criada uma alternativa para embarcações de carga geral

Publicado em 12/02/2023 às 03h50
Contêiner do tipo flat rack (plataforma) de 48 pés, com capacidade para três veículos cada
Contêiner do tipo flat rack (plataforma) de 48 pés, com capacidade para três veículos cada. Crédito: Reprodução/Cosco Specialized Carriers

O transporte em grande escala de carros é tradicionalmente feito em navios Roll-on/Roll-off (RoRo), equipados com rampas de acesso por onde entram em saem os veículos. São aqueles caixotões de aço, velhos conhecidos de quem acompanha diariamente o movimento de embarcações na Baía de Vitória. A questão é que essas embarcações estão em falta no mundo. Diante do cenário, que não deve melhorar, operadores portuários do Estado, que é uma das grandes portas de entrada de carros importados do Brasil, tiveram de inovar.

Em 29 de dezembro do ano passado, atracou no terminal TVV o navio Tian Shou, da Cosco Specialized Carriers, trazendo o embarque piloto de 667 veículos. O Tian Shou é um navio multipropósito, ou seja, carrega as mais diversas cargas. Para que veículos passassem a ser transportados, foram desenvolvidos contêineres do tipo flat rack (plataforma) de 48 pés, com capacidade para três veículos cada. Trata-se da primeira operação desse tipo no Brasil.

"Existe uma saturação da capacidade de transporte RoRo em rotas asiáticas. Além disso, houve queda dos preços de contêineres, assim, começamos a ter uma equação de custo que viabiliza a utilização de contêiner como alternativa para suprir o mercado automotivo", explicou o sócio da Setrading, operadora responsável pela operação no Estado, Thiago Pontes. "Transporte de carros em contêineres já existe, a grande novidade é o desenvolvimento e o ganho de escala dos special rack".

Navio Glovis, de bandeira coreana, faz manobra na baía de Vitória
Navio coreano, Roll-on/Roll-off (RoRo), manobrando na Baía de Vitória. Crédito: Vitor Jubini

De acordo com a Alfândega do Porto de Vitória, o serviço será executado entre os portos de Taicang, na China, e Vitória em viagens diretas, sem transbordo. Outra notícia importante: redução de intervenção humana nas manobras dos veículos determinou queda no volume de avarias.

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