> >
Calor, frio, chuva? Veja como será o outono para os capixabas

Calor, frio, chuva? Veja como será o outono para os capixabas

A estação começa no próximo sábado (20) e deve, a princípio, manter o panorama observado neste mês de março: calor e possibilidade de pancadas isoladas, mas a situação começa a mudar a partir de abril

Publicado em 16 de março de 2021 às 10:41- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fevereiro de 2021 terminou com um domingo de tempo instável na Grande Vitória
O início do outono será bastante parecido com o verão: tempo instável, calor e com chances de chuvas isoladas no ES. (Vitor Jubini)

O outono começa oficialmente no próximo sábado (20), mas a mudança de estação será notada muito mais pelo simbolismo da data do que propriamente por mudanças climáticas evidentes. Não devem ocorrer fenômenos atípicos para o Espírito Santo nos meses em que vigorar. Ao menos este é o panorama indicado pela meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Segundo o meteorologista Hugo Ramos, o início da estação ainda apresentará características do verão, quando se observa bastante calor e possibilidade de pancadas isoladas, mas com o passar das semanas, o clima começa a mudar.

"No Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco. Há ainda uma diminuição das temperaturas devido à incursão de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação. A média acumulada de precipitação para a estação fica entre 250 e 300 mm na região Nordeste, 200 a 250 mm no extremo Norte e no setor Noroeste e entre 300 e 350 mm nas demais regiões capixabas, com máximos de até 450 mm nas vizinhanças de Alfredo Chaves. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26 °C na região Serrana e 31 °C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16 °C na Região Serrana e dos 21 °C nas demais regiões", analisou Ramos.

MENOS CHUVA E INÍCIO DE SECA

Por ser uma estação transicional, ou seja, quando se encerra o período mais quente do ano e começa uma fase mais amena, a expectativa é que temporais como os que foram observados no início de março não aconteçam durante o outono.

Incaper
Hugo Ramos, meteorologista do Incaper. (Divulgação/Incaper)

"De acordo com os prognósticos climáticos de alguns modelos matemáticos, as simulações do Incaper apontam para a possibilidade de chuvas abaixo da média climatológica na faixa central e o extremo Norte do Estado, enquanto que nas demais áreas a chuva esperada fica em torno da média climatológica. Com relação à previsão de temperatura para o trimestre abril-maio-junho, espera-se que fique dentro da climatologia para o período. O mês de março ainda é um mês típico de verão. Conforme dito anteriormente, o calor e a pouca nebulosidade deve se manter nesta semana, mas ainda é possível o aumento da instabilidade para a última semana do mês", pontuou o meteorologista do órgão estadual.

Este vídeo pode te interessar

Desta forma, a última semana da estação mais quente do ano será marcada predominantemente pelo calor e pouca nebulosidade no Espírito Santo. Ainda é esperada alguma chuva rápida em alguns trechos do Norte capixaba em função da presença da umidade trazida do mar. Ao longo desta semana, as temperaturas devem oscilar entre 21 °C e 34 °C na Grande Vitória, de 13 °C a 34 °C na região Serrana e de 18 °C a 39 °C nas demais regiões do Estado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais