Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • SUS oferece mais três remédios para jovens transplantados de fígado
Saúde

SUS oferece mais três remédios para jovens transplantados de fígado

Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), poderão ser prescritos os imunossupressores basiliximabe, everolimo e timoglobulina

Publicado em 02 de Maio de 2019 às 20:44

Publicado em 

02 mai 2019 às 20:44
O transplante de fígado é indicado para quem sofre com doenças hepáticas agudas ou crônicas irreversíveis e progressivas Crédito: Reprodução | Pixabay

O Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou o fornecimento de medicamentos utilizados para evitar a rejeição de fígado transplantado em crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos.

Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), que orienta o cuidado relacionado ao transplante hepático pediátrico, poderão ser prescritos os imunossupressores basiliximabe, everolimo e timoglobulina. De acordo com nota do Ministério da Saúde, os medicamentos já estavam sendo fornecidos pelo SUS.

Além desses, o SUS disponibiliza outros nove medicamentos o azatioprina, ciclosporina, metilprednisolona, micofenolato de mofetila, micofenolato de sódio, prednisolona, prednisona, sirolimo e o tracolimo.

TRANSPLANTES 

Dados do Ministério contabilizam que no ano passado foram realizados 239 transplantes de fígado em crianças e adolescentes. Nos dois primeiros meses de 2019, foram realizados 32 transplantes pediátricos. Nove em cada dez casos de transplantes são custeados pelo SUS, que oferece assistência integral e gratuita. Em mais de 90% dos procedimentos, os resultados são positivos

O transplante de fígado é indicado para quem sofre com doenças hepáticas agudas ou crônicas irreversíveis e progressivas. No caso de crianças e adolescentes, as principais indicações de transplante são para casos de obstrução progressiva sem causa definida (atresia de vias biliares) e doenças metabólicas como, por exemplo, excesso de gordura no fígado (esteatose).

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Dudu Camargo tem R$ 56 mil penhorados por dívida de IPVA de Mercedes e BMW
Imagem de destaque
CBN Vitória ao vivo: entenda o que muda com o fim da escala 6x1
Lidiney Gobbi, ex-prefeito de Marechal Floriano, sofreu AVC hemorrágico.
Ex-prefeito de Marechal Floriano sofre AVC hemorrágico e é internado na UTI

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados