> >
Sisu: liberadas notas de corte parciais para disputa por vagas em universidades

Sisu: liberadas notas de corte parciais para disputa por vagas em universidades

Estudante pode, a partir do acompanhamento da nota de corte, trocar as opções de curso e de universidades e escolher uma opção cuja nota de corte parcial seja mais baixa, tendo assim mais chances de ser aprovado; entenda

Publicado em 16 de fevereiro de 2022 às 19:21- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação está com inscrições abertas deste terça-feira (15)  para o primeiro semestre de 2022. Os candidatos terão até sexta (18) para inserir a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na plataforma e aplicar para vagas em cursos de ensino superior.

Nesta quarta-feira (16), as primeiras notas de corte parciais já foram liberadas na página do programa. Elas são atualizadas diariamente, às 0h, considerando as inscrições já recebidas para cada curso.

Para consultar as notas, é preciso selecionar um curso e uma modalidade (ampla concorrência ou algum tipo de cota social). Caso o candidato esteja logado no site, ele verá também qual a sua posição na lista dos que já se inscreveram e se está dentro da nota de corte ou não.

Plataforma do Sisu disponibiliza nota de corte parcial de cada curso
Plataforma do Sisu disponibiliza nota de corte parcial de cada curso. (Agência Brasil)

É a partir do acompanhamento da nota de corte parcial que os estudantes podem, caso desejem, trocar as opções de curso e as universidades apontadas no sistema e escolher uma opção cuja nota de corte parcial seja mais baixa, tendo assim mais chances de ser aprovado.

É possível que o aluno faça essas alterações quantas vezes quiser, até a sexta-feira, quando o processo do Sisu é encerrado. O sistema vai considerar a última marcação feita.

Justamente por ser um processo seletivo dinâmico que as notas de corte parciais são flutuantes. Sempre à meia-noite, o Ministério da Educação (MEC) atualiza esses balanços.

O Sisu 2022 oferta quase 222 mil vagas em mais de 6.100 cursos oferecidos por 125 instituições de ensino superior. A ampla maioria das vagas (84,5%) é para instituições federais.

Todos os estudantes que prestaram o Enem em 2021 podem se inscrever, com exceção daqueles que ou tiraram zero na redação ou não concluíram o ensino médio (treineiros).

COMO SE INSCREVER NO SISU

Neste ano, a inscrição deve ser feita por meio do login único do Governo Federal com uma conta gov.br, associada ao CPF. Aqueles que não têm conta ainda podem criar uma direto na página de login, basta clicar em "entenda a conta gov.br" e depois clicar em "criar conta gov.br".

A inscrição ocorre exclusivamente pela internet e sem cobrança de taxas. Durante a janela de inscrições, entre 15 e 18 de fevereiro, é possível alterar as opções de curso e instituição. Valerá a inscrição que estiver com status de confirmada no sistema quando o prazo acabar às 23h59 do dia 18 de fevereiro.

CONFIRA CRONOGRAMA DO SISU

Este vídeo pode te interessar

  • 15 a 18 de fevereiro - Inscrição no site do Sisu 
  • 22 de fevereiro - Resultado da chamada regular é divulgado
  • 23 de fevereiro a 8 de março - Período para matrícula dos candidatos aprovados na chamada regular
  • 22 de fevereiro a 8 de março - Prazo para participar da lista de espera
  • 10 de março - Candidatos na lista de espera passam a ser convocados de acordo com a oferta de vagas restantes

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais