> >
São Paulo deve chegar a 100 mil casos de Covid-19 neste mês, segundo projeção

São Paulo deve chegar a 100 mil casos de Covid-19 neste mês, segundo projeção

A doença cresce no interior do estado; em 64% dos municípios paulistas há pessoas infectadas pelo novo coronavírus

Publicado em 12 de maio de 2020 às 17:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O número de casos de Covid-19 chegou a 47.711 no estado de São Paulo, com 3.949 mortes, segundo anunciou o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (12). O cenário projetado pelo governo estadual aponta que até o final de maio SP deve ter 100 mil infectados.

Doria prorroga quarentena por mais 15 dias em São Paulo
Doria prorroga quarentena por mais 15 dias em São Paulo. (Rovena Rosa | Agência Brasil)

No dia anterior, foi divulgada a morte da quarta criança em decorrência da doença --ela tinha quatro anos de idade e residia em Francisco Morato (Grande São Paulo).

No estado de São Paulo, a taxa de ocupação de leitos de UTIs está em 69,1%. Na Grande São Paulo, o índice chegou a 85,7%. A queda de 3,9 pontos percentuais em relação a esta segunda-feira, quando estava em 89,6%, se deve à entrada de cerca de 100 novos leitos no sistema.

Estão internados em leitos de UTI 3.720 pacientes; outros 5.815 ocupam enfermarias.

O conselho municipalista, do qual fazem parte 16 prefeitos das cidades-sede das regiões administrativas, além de secretários estaduais, fez a primeira reunião nesta segunda-feira.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Marco Vinholi, o encontro discutiu os planos regionais que os municípios produzirão para o retorno gradual das atividades econômicas, assim que houver um sinal verde da Saúde, através do Centro de Contingência do Coronavírus.

Com o avanço da doença e a queda nas taxas de isolamento social do interior e da Grande São Paulo --47,8% e 49%, respectivamente--, o relaxamento das medidas de distanciamento fica cada vez mais distante da realidade dos paulistas.

Além da gravidade da situação na capital paulista e região metropolitana, o interior do estado preocupa as autoridades. O número de casos cresceu 99% no interior ao longo dos últimos 11 dias, de acordo com dados apresentados por Vinholi nesta terça-feira.

Na última semana de abril, 40 novas cidade apresentavam casos; em 1ª de maio, a doença já era registrada em 85 novos municípios. Atualmente, 64% do território paulista tem casos de Covid-19 e 177 cidades paulistas registram óbitos.

O levantamento também aponta que há infectados em todas as cidades de mais de 70 mil habitantes e a doença avança para as cidades menores.

Em relação às mortes, no dia 1º de abril, 16 cidades tinham registros; em 1º de maio eram 151 --aumento de 18,5%.

O crescimento é mais acelerado no interior se comparado à região metropolitana --68% e 63%, respectivamente. No interior, houve 361 mortes em 30 de abril contra 526 em 11 de maio. No mesmo período, a região metropolitana registrou 2.014 contra 3.183 óbitos.

"O número de mortos pelo coronavírus no interior de São Paulo já representa a 57% de todas as vítimas da Argentina", diz Vinholi.

O mundo tem 4,2 milhões de pessoas com Covid-19 e 290 mil mortos. Com 168 mil casos e 11.519 óbitos, o Brasil é o 8º país do mundo em infectados e o 6º em mortes. Em óbitos, o Brasil ultrapassou países como Alemanha, Holanda, Bélgica, Canadá e China.

"Estamos progredindo cada vez mais e nos aproximando do topo. Isso mostra a importância do Brasil como um dos centros da epidemia e que poderá se tornar um dos epicentros mundiais", afirma o coordenador interino do Centro de Contingência de Coronavírus, Dimas Covas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais