> >
PM de SP diz que publicação de Carlos Bolsonaro é fake news

PM de SP diz que publicação de Carlos Bolsonaro é fake news

O filho do presidente Jair Bolsonaro publicou nas suas redes a foto com a mensagem "'medidas' que governadores e prefeitos estão tomando", acompanhada de foto de ação policial

Publicado em 12 de março de 2021 às 11:53- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O vereador Carlos Bolsonaro (PSL) da cidade do Rio de Janeiro
O vereador Carlos Bolsonaro (PSL) da cidade do Rio de Janeiro. (Reprodução/Instagram @carlosbolsonaro)

A Polícia Militar de São Paulo classificou como fake news uma publicação do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) que relacionou uma foto de 2016 de um policial retirando a caixa de isopor com produtos de uma vendedora ao combate à pandemia de Covid-19 pelos governadores.

O filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou nas suas redes a foto com a mensagem "'medidas' que governadores e prefeitos estão tomando", acompanhada de foto de ação policial. A publicação recebeu mais de 70 mil curtidas.

No entanto, segundo a PM de SP, a ação aconteceu em setembro de 2016, numa ação de combate ao comércio irregular. À época, João Doria (PSDB-SP) ainda não era governador. O posto era ocupado por seu correligionário Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

Na ocasião, policiais tentavam retirar as mercadorias de uma vendedora ambulante que trabalhava durante manifestação contra o então presidente Michel Temer (MDB-SP) na avenida Paulista.

Publicação de Carlos Bolsonaro foi desmentida pela PM de São Paulo
Publicação de Carlos Bolsonaro foi desmentida pela PM de São Paulo. (Reprodução/Instagram Carlos Bolsonaro)

A intervenção da PM aconteceu durante operação delegada, quando os agentes recebem remuneração extra para prestar serviços para a Prefeitura de SP, à época sob comando de Fernando Haddad (PT-SP).

Após a ação, a gestão municipal cobrou explicações do comando da PM pelo uso de gás de pimenta e cassetetes.

A publicação que relaciona falsamente o episódio de quase cinco anos atrás aos atuais governadores também foi compartilhada por influenciadores bolsonaristas, como Allan dos Santos, cuja postagem foi utilizada no desmentido na PM.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais