> >
Nova frente parlamentar quer cultivar ordem e patriotismo em escolas de SP

Nova frente parlamentar quer cultivar ordem e patriotismo em escolas de SP

Grupo da Assembleia Legislativa defende colégios em parceria com PM

Publicado em 31 de agosto de 2019 às 10:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Escola Militar. (Divulgação/ Governo de Tocantins)

Deputados estaduais lançam nesta sexta-feira (30) uma frente parlamentar em defesa de escolas militares em São Paulo.

O estado já negocia a implantação de um colégio em parceria com as Forças Armadas. No último dia 20, o governador João Doria (PSDB) recebeu no Palácio dos Bandeirantes o chefe do Estado-Maior do Exército, general Braga Netto, para tratar do tema.

A unidade deve ficar no Campo de Marte, na zona norte da capital paulista.

O que a frente parlamentar da Assembleia Legislativa reivindica, porém, é um pouco diferente: são escolas com gestão compartilhada com a Polícia Militar, explica o deputado Tenente Coimbra (PSL), que integra o grupo. Isso já vem ocorrendo em outras localidades, como o Distrito Federal.

Atualmente, o planejamento da secretaria estadual da Educação de São Paulo não prevê escolas geridas dessa forma.

A pasta lançou no início de julho, contudo, um plano de segurança que prevê a alocação de policiais da reserva dentro de uma escola estadual, em um projeto-piloto que pode ser expandido para toda a rede. Ele atuaria na mediação de conflitos.

Outras medidas previstas no projeto são a alocação de policiais de folga para vigiar as unidades e medidas mais rígidas para alunos que praticarem vandalismo e atos de violência.

Segundo o deputado do PSL, o programa da gestão Doria atende a demanda da frente, ao prever a integração com a polícia. 

O objetivo dos parlamentares, segundo ele, é criar condições para que valores como responsabilidade e disciplina sejam cultivados na rede de ensino. "Isso o programa contempla", diz.

Segundo ele, questões como uso de uniforme militar são secundárias e não devem ser o foco do grupo criado na Assembleia Legislativa. "Cultivar valores como o patriotismo independe de corte de cabelo, de o aluno estar fardado ou não", diz.

Entre as medidas que o deputado defende para disseminar esses valores no sistema educacional estão a incorporação à rotina de práticas como cantar o hino e fazer fila.

De acordo com Coimbra, a frente parlamentar terá cerca de 20 deputados.

Secretário-executivo da entidade Defenda PM, que apoia a Polícia Militar, o coronel da reserva Ernesto Puglia Neto afirma que a forma como os policiais participarão dos colégios ainda precisa ser discutida, mas ele apoia o grupo.

"O jovem hoje tem uma baixa tolerância à frustração. Com disciplina isso melhora", afirma. "É importante aprender a negociar entre o que se quer e o que se pode."

Críticos da expansão dos colégios militares dizem que as unidades não respondem aos principais desafios educacionais do país, como evasão e baixos índices de aprendizagem, e dizem que a militarização não contribui para uma formação integral.

Defensores da medida, por sua vez, apontam que os colégios militares têm desempenho melhor nas avaliações do que os demais.

Este vídeo pode te interessar

Ao compará-los com escolas com o mesmo nível socioeconômico, porém, o resultado tende a ser similar, como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais