> >
Lula já foi inocentado em dois casos da Lava Jato na Justiça Federal do DF

Lula já foi inocentado em dois casos da Lava Jato na Justiça Federal do DF

Há um entendimento entre os assessores dos juízes que nelas atuam de que as ações penais relacionadas ao ex-presidente serão distribuídas por sorteio

Publicado em 8 de março de 2021 às 18:06- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ex-presidente Lula
Ex-presidente Lula. (Edilson Junior/Instituto Lula)

Na Justiça Federal no Distrito Federal, destino das ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há casos da Lava Jato em duas varas federais criminais, a 10ª e a 12ª.

Há um entendimento entre os assessores dos juízes que nelas atuam de que as ações penais relacionadas ao ex-presidente serão distribuídas por sorteio.

O caso conhecido como "Quadrilhão do PT", por exemplo, ficou a cargo do juiz federal Marcus Vinício Reis Bastos, da 12ª Vara. No final de 2019, o magistrado absolveu Lula, a ex-presidente Dilma Roussef, os ex-ministros Antonio Palocci Filho e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto da acusação de organização criminosa.

Coube à 10ª Vara, por sua vez, analisar a denúncia contra Lula por obstrução de Justiça, acusação feita pelo ex-senador petista e delator Delcídio Amaral. Segundo Delcídio, o ex-presidente teria agido para evitar o acordo de delação premiada de Néstor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Lula foi inocentado em 2018 pelo juiz Ricardo Leite.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais