> >
Governo vai criar aplicativos com botão de socorro para mulheres

Governo vai criar aplicativos com botão de socorro para mulheres

Ferramentas vão trazer conteúdos referentes à saúde, direitos, sexualidade e violência

Publicado em 8 de março de 2019 às 20:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. (Valter Campanato/Agência Brasil)

O governo federal está desenvolvendo aplicativos voltados para a saúde da mulher que conterão um botão de socorro para situações de emergência. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Segundo informações da Saúde, as ferramentas vão trazer conteúdos referentes à saúde das mulheres, como cuidados em saúde, prevenção, alimentação saudável, direitos, sexualidade e diversidade.

Haverá ainda um espaço voltado à oferta de cuidado para mulheres em situação de violência. "São conteúdos que permitem que a mulher identifique os ciclos de violência, seus direitos, rede de serviços públicos (saúde, assistência social, justiça e segurança pública), formas de prevenção e como encontrar ajuda", explica a pasta.

Em casos de emergência, as mulheres poderão acionar um botão de emergência, que compartilhará a localização e seus dados com autoridades. Ao baixarem os aplicativos, as usuárias farão um cadastro com seus dados pessoais, o que permitirá que elas sejam encontradas em casos de emergência.

Ainda não está definido se o alerta será emitido ao Disk Denúncia ou se gerará um alerta para a rede de proteção da mulher, a cargo de autoridades municipais ou estaduais.

Este vídeo pode te interessar

Os ministérios da Saúde e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ainda estão estudando formas de firmar parcerias com a administração pública de estados e municípios antes do lançamento dos aplicativos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais