Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Fux nega mandado de segurança do PSOL que pedia suspensão do Enem
Decisão do Inep

Fux nega mandado de segurança do PSOL que pedia suspensão do Enem

Ao analisar o pedido, o Fux considerou que o mandado de segurança não merecia conhecimento por ter sido impetrado 'perante órgão jurisdicional incompetente para apreciar a causa'

Publicado em 17 de Janeiro de 2021 às 14:32

Agência Estado

Publicado em 

17 jan 2021 às 14:32
Presidente do STF, Luiz Fux
Presidente do STF, Luiz Fux Crédito: Fellipe Sampaio /SCO/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, decidiu não conhecer um mandado de segurança em que o PSOL pedia que fosse determinada a suspensão da aplicação do Enem neste domingo (17) e no próximo, dia 24.
A legenda questionava a decisão do Inep e do Ministério da Educação de manter o calendário das provas, realizadas em meio ao crescimento do número de casos de Covid-19 em todo País. Nessa linha, alegava 'existir um justo receio de reiteração do cometimento de crimes de responsabilidade' além de 'ocorrência da omissão de analisar denúncia sobre o caso no âmbito do Poder Legislativo'.
Ao analisar o pedido, o Fux considerou que o mandado de segurança não merecia conhecimento por ter sido impetrado 'perante órgão jurisdicional incompetente para apreciar a causa'
Segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal, a corte não tem atribuição para julgar mandado de segurança impetrado contra ato do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministro da Educação.
"A Lei Magna é clara ao limitar a jurisdição da Corte Suprema às ações mandamentais que impugnem atos do 'Presidente da República, das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, do Procurador-Geral da República e do próprio Supremo Tribunal Federal'", registrou.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Nem todo HPV é igual: entenda por que identificar o tipo do vírus pode fazer diferença no tratamento
Imagem de destaque
Capitão Assumção tem candidatura à Assembleia do ES barrada pela Justiça Eleitoral
Neymar Júnior, jogador do Santos
Neymar, Vini Jr., Casimiro e Galvão Bueno são notificados por publicidades de bets

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados